Compartilhar notícia
Durante a prática de atividades físicas, algumas pessoas podem sentir uma fraqueza ou incômodo nas pernas. Muitas delas já estão até acostumadas: é o joelho que saiu o lugar. No entanto, para quem convive com essa instabilidade o correto é tentar receitas caseiras para ajustar o movimento ou procurar atendimento médico?
De acordo com o ortopedista Marcos Cortelazo, o que primeiro deve-se entender é que o osso não sai de fato do lugar. “Joelho frouxo, falseio ou sensação de que o joelho saiu do lugar são alguns dos termos que os pacientes utilizam para descrever uma instabilidade dos ligamentos desta articulação”, explica ele. Tal isntabilidade aumenta o risco de quedas e, consequentemente, de lesões e fraturas.
Segundo o especialista, deve-se evitar as soluções caseiras para tentar reestabelecer o movimento, já que a instabilidade do joelho raramente é uma situação isolada. Ela é usualmente causada por outras condições que podem até ser graves. “Ao sinal de instabilidades na região, interrompa a atividade física e procure um ortopedista, que poderá realizar uma avaliação e solicitar exames para definir a causa exata do problema”, destaca o médico.
“As causas mais comuns da instabilidade do joelho estão as lesões do menisco e do ligamento cruzado anterior, que são recorrentes em praticantes de atividade física. Em idosos, no entanto, a principal causa é a artrose, uma doença articular degenerativa que afeta a cartilagem, provocando dores, deformidades e dificuldade de mobilidade da articulação”, detalha Cortelazo.
Leia a notícia completa no Sport Life, parceiro do Metrópoles.