metropoles.com

O que é escoliose idiopática? Confira causas, sintomas e tratamento

A doença na coluna é assintomática, mas causa alterações estéticas. Fique atento aos sinais precoces da enfermidade para preveni-la

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
escoliose
1 de 1 escoliose - Foto: Getty Images

A escoliose é uma doença que causa um desvio lateral na coluna em forma de C ou S. Apesar de parecer bastante grave, ela é assintomática. Costuma se desenvolver até a maturidade esquelética, que ocorre mais ou menos aos 18 anos.

Na maior parte das vezes, a escoliose é idiopática, o que significa dizer que não há causa exata para seu aparecimento. Acredita-se, no entanto, que alguns fatores influenciam o desenvolvimento da doença: pré-disposição genética, falta de atividade física e má postura, como ficar muito tempo sentado ou deitado com a coluna torta. Há escolioses congênitas – casos em que a pessoa nasce com o problema na coluna. A disfunção também pode surgir a partir de uma patologia muscular ou como sequela de paralisia cerebral.

Por vezes, a escoliose é visivelmente perceptível: quando a pessoa tem um ombro mais alto do que o outro ou escápulas inclinadas; quando um lado do quadril fica mais inclinado ou uma perna mais curta que a outra. Porém, somente um ortopedista pode fazer um diagnóstico preciso da doença, a partir de radiografias. De acordo com o médico Rodrigo Lima, especializado em cirurgia de coluna, o tratamento depende do grau das curvas na coluna. Pode incluir fisioterapia, coletes e até cirurgia em casos mais graves.

“Os pais devem observar as crianças desde cedo durante atividades cotidianas, como brincar e se vestir, para detectar rapidamente pequenos desvios”, orienta o ortopedista.

Caso o grau de escoliose seja leve, a alteração pode estar associada à fraqueza ou ao encurtamento muscular, segundo a professora Thaís Sodré, da academia Bodytech. Nesses casos, após cuidadosa avaliação, a profissional indica treinos específicos de musculação, alongamento e pilates para fortalecer os músculos do tronco.

“Alguns exercícios devem ser evitados por conta da carga na coluna, tipo agachamento com barra ou rosca bíceps”, explica a professora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?