O que comer para sobreviver com saúde à maratona do Carnaval
Nutricionista dá dicas para manter o pique durante as festas: café da manhã reforçado, proteínas magras e carboidratos integrais
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de quase não se pensar em comida no Carnaval, é muito importante manter uma alimentação inteligente durante os dias de folia para garantir o pique e a energia. De acordo com a Michelle Mendes, nutricionista funcional e oncológica da Aliança Instituto de Oncologia, o ideal é tomar um café da manhã reforçado e, se possível, levar uma fruta, barrinha de cereal ou castanhas na bolsa para a hora da fome.
Os alimentos ricos em carboidratos são melhores para este momento de festa, já que são responsáveis por dar energia ao corpo. A nutricionista ensina que o indicado é escolher opções integrais, que demoram mais a ser digeridas. Antes do bloquinho, coma proteínas magras para dar resistência ao corpo e evite comidas gordurosas, que atrapalham a digestão e, consequentemente, a diversão.
“Se for preciso comer na rua, é bom ter cuidado com a procedência dos alimentos. Observe a higiene do local, evite alimentos com muito molho e maionese, que costumam estragar rapidamente”, orienta. Outro detalhe importante é a hidratação: a nutricionista lembra que se deve intercalar um copo de álcool com um de água, para evitar não só a ressaca mas também a desidratação.
Depois do Carnaval, quando o corpo precisar se recuperar, Michelle sugere uma dieta rica em comidas que ajudam na desintoxicação. Vegetais escuros, como couve e brócolis, são boas opções.