O que comer no frio? Nutricionista dá dicas de alimentação saudável
A procura por alimentos calóricos aumenta no frio, o que dificulta a manutenção de uma alimentação saudável, mas algumas dicas podem ajudar
atualizado
Compartilhar notícia
Com a queda das temperaturas, as preferências alimentares mudam. Afinal, costumamos consumir alimentos que ajudam a aquecer o corpo ao mesmo tempo em que a sensação de fome aumenta. Por isso, manter uma alimentação saudável nesta época do ano muitas vezes se torna um desafio.
“A procura por alimentos mais calóricos, como as massas e feijoada, ocorre com maior frequência. Embora eles possam perfeitamente fazer parte do cardápio, é preciso consumi-los com moderação. Nos dias mais frios, os cuidados devem permanecer os mesmos, mantendo como base da dieta alimentos frescos e sem excesso de ultraprocessados”, afirma a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti.
Pensando na dificuldade de manter uma alimentação saudável nos dias mais frios, Renata dá algumas dicas do que incluir na dieta. Confira:
Vegetais
Renata alerta que um grande desafio é manter a ingestão de vegetais, já que, muitas vezes, esse grupo aparece apenas na forma de salada fria. Vale lembrar que o ideal é consumir pelo menos duas porções ao dia de verduras e legumes variados.
A sugestão da especialista é apostar nos itens cozidos, assados e refogados que combinam melhor com a temperatura. “As sopas, caldos e cremes também são uma boa forma de incluir os vegetais na rotina alimentar de forma quente”.
Continue lendo a reportagem no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!