metropoles.com

O que acontece no corpo de quem toma açaí? Veja 10 benefícios

Açaí é conhecido por ser uma bomba calórica, mas depende de seus acompanhamentos. Fruto por si só pode oferecer benefícios para a saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
foto de uma tigela de açaí
1 de 1 foto de uma tigela de açaí - Foto: Getty Images

Você já deve ter ouvido que o açaí é uma bomba calórica. Calma! Depende se o fruto está ou não misturado com xaropes e, principalmente, quais são os seus acompanhamentos.

Quem consome o alimento de forma saudável observa vários benefícios para a saúde. A nutricionista clínica Zainab El Moukdad e a nutróloga Andrea Sampaio, ambas do Hospital Sírio-Libanês, compartilham os dez principais efeitos do açaí no corpo.

Os dez principais benefícios do açaí

Rico em antioxidantes

“O açaí é uma fonte poderosa de antioxidantes, como antocianinas e flavonoides, que protegem as células contra danos causados pelos radicais livres. Essa propriedade é responsável por manter a saúde celular e pode ser associada à proteção contra doenças crônicas”, explica Zainab.

Controle do colesterol com proteção ao coração

“A alta concentração de antocianinas e fitosteróis no açaí promove o relaxamento e proteção dos vasos sanguíneos. O fruto açaí é composto por ácidos graxos insaturados, que agem evitando a deposição excessiva de LDL (lipoproteína de baixa densidade, o colesterol ruim) nas paredes celulares enquanto as antocianinas combatem os radicais livres, que são responsáveis pela oxidação do LDL e diminuição dos níveis do HDL (lipoproteína de alta densidade)”, detalha Andrea.

Impacto nas artérias

“Os compostos do açaí reduzem os níveis de LDL e promovem a saúde das artérias. Essa ‘conexão’ é especialmente relevante considerando que o açaí é tradicionalmente consumido com peixes na região Norte do Brasil”, pontua a nutricionista Zainab.

Efeito na dislipidemia, síndrome metabólica e diabetes tipo 2

“Alguns estudos clínicos demonstraram que os compostos fenólicos possuem efeitos benéficos na redução dos riscos de obesidade associada a doenças crônicas como diabetes tipo 2. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode modificar favoravelmente o metabolismo das gorduras e a homeostase da glicose, que reduzem os riscos de síndrome metabólica e as complicações do diabetes tipo 2”, relata a nutróloga Andrea.

Melhora a função cognitiva

“Os antioxidantes presentes no açaí também podem beneficiar a saúde do cérebro, pois protegem as células cerebrais contra o estresse oxidativo e a inflamação”, afirma El Moukdad.

Confira a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?