Compartilhar notícia
O pilates é um método de exercício físico que combina alongamentos, força muscular e resistência, enfatizando a respiração controlada e a correção postural. Desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX, a prática visa melhorar flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação do corpo.
Confira os 5 principais efeitos do pilates:
1 – Fortalecimento muscular
“O pilates fortalece os músculos mais profundos do corpo, principalmente a musculatura que compõe o Core, como abdominal, lombar, glúteos e músculos profundos do tronco, resultando em um corpo mais equilibrado e forte”, explica o fisioterapeuta Josi Araújo, da Pure Pilates, em Brasília.
2 – Melhora da flexibilidade
Os exercícios são projetados tanto para o aumento da flexibilidade quanto da amplitude de movimento das articulações. Dessa forma, contribuem para reduzir a rigidez muscular e articular, melhoram a postura e previnem lesões.
“Os movimentos suaves e fluidos visam alongar e fortalecer os músculos ao mesmo tempo, ajudando a aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento, o que é essencial para manter a mobilidade e prevenir lesões musculares e articulares. A melhora da flexibilidade também facilita a execução de atividades diárias e esportivas, além de contribuir para uma postura mais ereta e natural”, detalha o profissional.
Leia a notícia completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!