metropoles.com

O leite em pó pode ser considerado um alimento saudável?

Por ser um produto industrializado, há controvérsias sobre os seus benefícios. O mais importante, no entanto, é ter equilíbrio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
AlasdairJames, Getty Images
leite-em-po
1 de 1 leite-em-po - Foto: AlasdairJames, Getty Images

Para quem gosta de leite e não tem restrições, a opção em pó costuma ter muitos adeptos. Com a mesma composição do leite líquido, seja ele integral, semidesnatado ou desnatado, ele tem uma vantagem: a duração é maior. No entanto, o produto passa por um processo industrial para retirada da água e isso pode fazer com que perca ou altere algumas propriedades.

Segundo a nutricionista Paula Maia, da Sociedade Brasileira de Diabetes, o produto é sim uma boa opção alimentar pois, mesmo depois da retirada da água, os teores de proteína e de gordura são mantidos. “Eles não alteram os valores nutricionais. A retirada da água é só uma forma de aumentar a estabilidade do produto para que ele dure mais tempo que o leite comum”, argumenta.

No entanto, como qualquer outro processo industrial, há etapas químicas envolvidas. No caso do processamento do leite líquido para o leite em pó, o colesterol presente pode oxidar, convertendo-se em um colesterol mais perigoso.

A nutricionista Bruna Neuhauss explica que, por ser industrializado, a composição do leite em pó pode variar. O conselho, mais uma vez, é que os consumidores estejam atentos aos rótulos. “Tem marcas que só usam o leite na lista de ingredientes, mas outras que colocam açúcar, conservantes e outros aditivos”, explica.

Por fim, quem gosta desta versão deve estar atento à dose e freqüência de consumo. Por ser em pó, muitas vezes as pessoas colocam o ingrediente em várias preparações e ainda abusam da quantidade. “Tem que saber fazer a diluição certa e não ir colocar em tudo”, finaliza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?