metropoles.com

O isolamento social está funcionando? Estudo da UERJ indica que sim

Comparação foi feita entre percentual de aumento do número de mortes e adesão à quarentena nas diferentes regiões do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
A maioria da pessoas que passou pela estação de metrô de Taguatinga usava a máscara
1 de 1 A maioria da pessoas que passou pela estação de metrô de Taguatinga usava a máscara - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A lotação nos leitos de hospitais e unidades de terapia intensiva (UTIs) voltadas para o tratamento da Covid-19 tem feito alguns governos estaduais e municipais decretarem o chamado lockdown, que seria uma evolução das medidas de distanciamento social que já foram implantadas na maioria das cidades, como estratégia para prevenir a disseminação do novo coronavírus.

Um estudo realizado pelo engenheiro químico e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Eduardo Lima, mostrou a eficácia do isolamento social no controle do coronavírus. A partir dos dados diários divulgados pelo Ministério da Saúde, Lima conseguiu observar uma redução na curva de óbitos pela Covid-19 onde medidas mais restritivas foram tomadas.

De acordo com o estudo, a adoção de estratégias de isolamento social surte efeito, em média, de 10 a 14 dias após o início delas. O professor cita como exemplo a comparação da curva de óbitos nas regiões Norte e Sul do país. Ambas vinham com o crescimento semelhante, apresentando uma taxa de aumento de cerca de 30% de mortes ao dia.

Depois que os estados do Sul adotaram medidas de isolamento mais rigorosas, desaceleraram o avanço da doença e, em cerca de dez dias, reduziram o crescimento diário das mortes de 30% para perto de 10%. Enquanto isso, o Norte – onde a adesão ao isolamento foi menor, o percentual de aumento do número de mortes por dia passou de 30% para 20%. (Com informações da Agência Brasil)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?