metropoles.com

O excepcional caso da mulher que não sente dor nem ansiedade

A professora escocesa Jo Cameron é um achado para a ciência. Aos 71, ela carrega uma mutação genética que a torna imune ao sofrimento físico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ocskaymark, Istock
Mão de pessoa branca idosa
1 de 1 Mão de pessoa branca idosa - Foto: Ocskaymark, Istock

Imagina não sentir dor alguma? Nem física e nem emocional? É o caso da professora Jo Cameron, 71 anos, que vive em Iverness, na Escócia. Ela é uma das duas pessoas identificadas no mundo com uma rara mutação genética.

A condição começou a ser estudada em 2013, quando ela foi submetida a uma cirurgia na mão e dispensou os analgésicos no pós-operatório. Os médicos, ao estranharem a situação, a encaminharam para uma consulta com geneticistas especializados em dor das universidades britânicas University College London (UCL) e Oxford. Apesar de ser uma condição superespecífica, pesquisadores acreditam que haja mais pessoas como Jo no mundo. O caso foi transformado em artigo acadêmico publicado no British Journal of Anaesthesia na semana passada.

Jo sempre soube que não precisava de remédios para dor, mas nunca se preocupou com o motivo. Ao dar à luz, por exemplo, ela não sentiu as famigeradas dores do parto e disse tê-lo achado prazeroso. A escocesa também queimava frequentemente o braço no fogão e só percebia quando sentia o cheiro.

Além de não sentir dor, Jo também tem uma espécie de blindagem para a ansiedade e o estresse. Recentemente, ela bateu o carro e ficou supercalma, consolando o outro motorista. Os médicos acreditam ainda que o corpo dela consegue se curar mais rápido que o normal.

Os médicos envolvidos no caso acreditam que os estudos sobre a mutação genética que a professora apresenta podem ser úteis para o desenvolvimento de novos fármacos para as pessoas comuns. “Esperamos que, com o tempo, nossos achados possam contribuir para a pesquisa clínica sobre dor crônica, ansiedade e cicatrização de feridas”, explicou o médico James Cox, em entrevista ao jornal The Guardian.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?