metropoles.com

O choro é livre: entenda por que ele é tão importante para a saúde

Além de ser uma expressão das emoções, as lágrimas são fundamentais para a saúde dos olhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aliyah Jamous, Unsplash
choro8
1 de 1 choro8 - Foto: Aliyah Jamous, Unsplash

O ato de chorar é bem mais importante para o corpo do que imaginamos. Não é bom apenas para aliviar as emoções naqueles dias tristes. O choro faz bem para a saúde dos olhos, além de lubrificá-los, e é considerado uma defesa do corpo contra infecções oculares.

Segundo o oftamologista Flávio Hueb, do Centro Clínico Jardim Botânico, em Brasília, as lágrimas são produzidas por glândulas localizadas nos olhos e criam uma espécie de lente que cobre a córnea – a parte mais externa do globo ocular. As lágrimas são formadas por enzimas, anticorpos e proteínas, porque sua principal função é nutrir a córnea, que não é uma região vascularizada.

Esse processo chama-se lacrimejamento basal. Ele é constante e mantém a córnea permanentemente úmida. No entanto, há outros dois mecanismos que fazem as lágrimas rolarem de fato. São eles:

  • Reflexo: funciona como uma resposta a algo que tenha irritado o olho, como a cebola, o gás lacrimogêneo ou o spray de pimenta. Pode surgir, também, a partir da exposição à luminosidade intensa, a algo que comemos ou, ainda, a episódios de vômito, tosse ou bocejo.
  • Psicogênico: ocorre sob a ação de estresses emocionais, mas não está restrito a sentimentos negativos, como raiva, tristeza, luto ou dor física. Nesses casos, as lágrimas são mais ricas do que as basais e as reflexas, por que contêm hormônios, como a prolactina e a testosterona, entre outros.

Nesses casos, o choro tem ainda um desdobramento psicológico, que é estudado como algo comportamental, conforme explica a especialista Chris Borges. “O choro é sempre uma comunicação. Pode ser um pedido de socorro, pode ser um sinal de tristeza. Na psicologia, sempre buscamos olhar o que esse choro quer nos dizer”, afirma.

Chris Borges afirma que prender o choro pode ser uma maneira de somatizar as emoções de outras formas no corpo, como em dores de cabeça ou de estômago. “Quando uma pessoa prende o choro, ela represa uma emoção que vai como uma carga energética para o organismo”, afirma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?