Nutróloga revela 4 motivos para incluir o açafrão na alimentação
Entenda como a especiaria age dentro do organismo, quais as restrições e como utilizar o açafrão corretamente
atualizado
Compartilhar notícia
O açafrão, que pode ser considerado uma espécie de planta medicinal, é da mesma família do gengibre. Trata-se de uma especiaria asiática, muito utilizada na culinária indiana e que começou a se espalhar pelo mundo através dos antigos comerciantes árabes.
Com sabor marcante e intenso, o açafrão tornou-se um tempero saboroso para carnes, legumes, sopas e pratos salgados em geral. No entanto, nem todos sabem das inúmeras vantagens que ele pode proporcionar para o organismo humano. “Essa especiaria também atua como medicamento natural e fitoterápico, um poderoso suplemento alimentar e dietético”, diz a nutróloga e endocrinologista Gabriela Abdo Camargo.
Por isso, a especialista separou quatro motivos importantes para incluir o açafrão na dieta. Confira:
1 – Fortalece o coração – O açafrão, segundo Camargo, evita o acúmulo de colesterol “ruim” e, consequentemente, protege o coração, reduzindo as chances de um possível ataque cardíaco ou derrame. Além disso, a especialista ainda revela que a ciência descobriu que a curcumina – substância presente na planta – diminui o risco de insuficiência cardíaca.
2 – Te deixa mais jovem – De acordo com a nutróloga, muitos estudos indicam que as propriedades encontradas no açafrão são atribuídas, principalmente, aos carotenoides – crocina e safranal – com propriedades antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres, fatores que também combatem o envelhecimento precoce.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.