metropoles.com

Nutricionistas apontam 7 frutas que podem irritar o estômago

Pessoas com gastrite, úlcera ou refluxo gastroesofágico devem evitar certas frutas, pois elas podem causar irritação e desconforto estomacal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Cortar frutas em um close de tábua de madeira
1 de 1 Cortar frutas em um close de tábua de madeira - Foto: Getty Images

Ricas em nutrientes e vitaminas, as frutas são frequentemente associadas a uma alimentação saudável. No entanto, algumas variedades podem irritar o estômago caso a pessoa tenha pré-disposição a problemas estomacais.

A nutricionista Letícia Vieira, do Centro Clínico Mantevida, em Brasília, explica que a acidez das frutas, especialmente das cítricas, pode aumentar a produção de ácido gástrico no estômago.

“O consumo pode irritar o revestimento do estômago, especialmente em pessoas com condições como gastrite, úlcera ou refluxo gastresofágico, causando queimação, dor e desconforto”, esclarece a especialista.

Ela destaca que, além da acidez, outras substâncias presentes nas frutas podem atrapalhar o sistema digestivo. As fibras insolúveis, encontradas em morangos e kiwis, por exemplo, podem ser difíceis de digerir, resultando em inchaço e mal-estar.

“Enzimas proteolíticas, como a bromelina no abacaxi, têm o potencial de irritar a mucosa gástrica. Além disso, açúcares fermentáveis, como a frutose, podem causar desconforto em pessoas com sensibilidade”, completa.

Como diminuir a acidez das frutas?

Segundo a nutricionista Letícia, cozinhar ou assar as frutas pode diminuir a acidez e a concentração de compostos irritantes. Consumir esses alimentos com iogurte ou leite, que são alcalinos, também ajuda a neutralizar a acidez.

A nutricionista Thays Pomini, de São Paulo, acrescenta que diluir sucos ácidos, como o de laranja e o de tangerina, em água reduz a acidez, tornando-os menos agressivos ao estômago.

A profissional também sugere que consumir frutas ácidas junto com alimentos ricos em fibras ou proteínas ajuda a amortecer o impacto ácido no estômago.

“Cozinhar frutas como abacaxi ou tomate pode diminuir a acidez, tornando-as mais toleráveis para estômagos sensíveis. Além disso, frutas ácidas são melhor toleradas quando não consumidas em jejum, já que o estômago está mais preparado para lidar com a acidez após uma refeição”, explica a especialista.

prato com várias frutas, como kiwi e morango
Algumas frutas devem ficar distantes de quem sofre gastrite. A acidez deles pode piorar a lesão gástrica e ocasionar dor ao indivíduo

Confira as 7 frutas que podem irritar o estômago:

  • Limão e laranja: Ricas em ácido cítrico, essas frutas são altamente ácidas e podem irritar a mucosa gástrica, especialmente em pessoas com sensibilidade;
  • Abacaxi: Além da acidez, o abacaxi contém bromelina, uma enzima proteolítica que pode causar sensação de queimação em estômagos sensíveis;
  • Kiwi: Devido a acidez, o kiwi pode ser irritante para algumas pessoas;
  • Morango: Possui ácido salicílico, que pode causar desconforto em pessoas com estômago sensível;
  • Maracujá: Também ácido, pode desencadear desconforto em pessoas que já possuem problemas gástricos, como refluxo;
  • Manga verde: Quando não está madura, a manga é mais ácida e pode ser irritante para o estômago.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?