Nutricionistas revelam 5 erros que atrapalham o emagrecimento
Especialistas indicam hábitos alimentares comuns que podem comprometer a perda de peso se você está de dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Tentar perder peso de forma saudável e duradoura pode ser um processo frustrante quando demora a funcionar. Em primeiro lugar, é preciso aceitar que o emagrecimento acontece de maneira diferente para cada pessoa e não é uma transformação rápida, como em um passe de mágica. Para emagrecer, é necessário conhecimento de si e do próprio corpo, além de realizar mudanças no estilo de vida.
Mas mesmo com a adoção de novos hábitos, ainda é possível encontrar obstáculos no processo de perda de peso, seja por deslizes ou por outras práticas que passam despercebidas no dia a dia. Existem vários deslizes que podem atrapalhar os resultados desejados, e alguns deles podem minar de vez e até mesmo reverter mudanças que já aconteceram.
O Metrópoles ouviu os nutricionistas Daniela Llorente e Bruno Redondo para mapear hábitos que podem atrapalhar o processo de emagrecimento.
1. Comer muita comida saudável
Uma dieta saudável envolve alimentar-se com ingredientes conhecidos por terem propriedades benéficas, como gorduras boas e carboidratos simples. Mas quando consumidos em excesso, até mesmo os alimentos saudáveis podem atrapalhar no emagrecimento.
“No processo de emagrecimento, contar calorias é necessário, e hoje em dia a comida saudável sofreu uma espécie de banalização, como se você pudesse comer sem culpa pois ela não vai te engordar”, diz Bruno Redondo. Ele ressalta que durante o processo de emagrecimento, muitas pessoas acabam compensando o déficit calórico com pequenas “fugidinhas”, perdendo pouco peso ou mantendo.
2. Não comer proteína suficiente
As proteínas são macronutrientes essenciais para a manutenção da saúde e estão associadas especialmente às dietas de quem deseja ganhar massa muscular. Mas os especialistas afirmam que elas são igualmente importantes para emagrecer de forma saudável, e não devem ser cortadas das refeições. Ao contrário, elas devem ser ingeridas em quantidades adequadas, variando de pessoa para pessoa.
Os especialistas explicam que as proteínas, especialmente as de origem animal, como frango, carne bovina, ovos e laticínios ajudam a manter a saciedade por mais tempo, além de auxiliarem na construção de músculos, que, por sua vez, realizam uma queima calórica mais rápida.
3. Cozinhar com muito óleo
Usar óleos no preparo dos alimentos é comum tanto para temperá-los quanto para evitar que eles grudem nas panelas ou frigideiras. Mas é preciso ter cuidado com as quantidades utilizadas, para que o efeito não seja prejudicial ao emagrecimento, ou até mesmo optar por recipientes antiaderentes.
“Entre os nutrientes, a gordura é a mais densa caloricamente, com mais calorias por grama do que os carboidratos e as proteínas, então é muito fácil exagerar na quantidade de calorias usando gordura. Só para termos uma ideia: uma colher de sopa de azeite tem a mesma quantidade de calorias de 20 morangos. Quem deseja emagrecer deve usar o mínimo de gordura possível, mesmo ela sendo saudável”, explica a nutricionista Daniela Llorente.
4. Exagerar no fim de semana
Bruno Redondo lembra que, para emagrecer, o gasto energético deve ser maior do que o consumo calórico e muita gente se perde ao se permitir concessões aos finais de semana.
Ele explica que, se objetivo for a perda de peso, não dá para fazer dieta de domingo até quinta-feira, pois se a pessoa exagerar durante o fim de semana, haverá superávit calórico e ela, no máximo, irá manter o peso.
“O problema da refeição livre é justamente esse. Se você aumentar 750 calorias, o equivalente a um combo de hambúrguer, já é possível fugir da dieta a ponto de engordar”, ele explica.
5. Comer muitos condimentos
Às vezes a alimentação parece perfeita, mas existem elementos que atrapalham a perda de peso eficiente. Um deles é o uso contínuo de condimentos nas refeições. Os nutricionistas indicam evitar o costume de incrementar comidas saudáveis com condimentos industrializados, como kethcup, mostarda, maionese, molhos prontos para salada e carne e molho de soja.
Os condimentos são prejudiciais ao emagrecimento por serem preparados com muitos açúcar, sódio e gorduras, retardando o metabolismo e podendo causar até mesmo doenças de coração e diabetes, por exemplo.
Uma opção é utilizar produtos naturais como gorduras vegetais, cebola, alho, temperos caseiros e molho de tomate.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.