metropoles.com

Nutricionista sugere dicas de alimentação para quem teve Covid-19

Cardápio rico em nutrientes ajuda na recuperação das pessoas que passaram pela infecção provocada pelo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Foto colorida de legumes-Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de legumes-Metrópoles - Foto: iStock

A recuperação após uma infecção provocada pelo coronavírus varia de paciente para paciente. Há os que retomam os hábitos cotidianos de maneira quase imediata e os que sentem uma versão prolongada de alguns sintomas, dentro de um quadro que vem sendo chamado de Covid longa ou persistente.

A nutricionista Renata Guirau, da rede Oba Hortifruti, sugere a adoção um cardápio rico em alimentos antioxidantes, que fazem bem tanto ao sistema nervoso central como ao sistema imunológico. “O consumo adequado de nutrientes ajuda na recuperação de um modo geral. Isso porque a nutrição reduz o estresse oxidativo”, afirma.

Uma das sequelas associadas ao vírus é a perda de memória. Para os que estão passando por isso, a nutricionista sugere buscar alimentos ricos em ômega-3, visto que essa gordura – presente principalmente nos peixes – ajuda na formação de uma camada importante na estrutura dos neurônios. Segundo Renata, também é interessante aumentar a ingestão de legumes, verduras e frutas no dia a dia.

“Quando o assunto é o cuidado com o cérebro, frutas como o morango, a uva roxa e a melancia são uma excelente opção. Esses alimentos são fontes de antocianinas, resveratrol e licopeno, respectivamente. Todas trazem efeitos positivos para a nossa mente”, destaca.

Além disso, a vitamina B12, presente em grande quantidade nas carnes e nos ovos, está muito associada à saúde cerebral. Por essa razão, é importante avaliar a necessidade de suplementação dela para vegetarianos e veganos.

A especialista destaca que, no caso de pacientes que passaram por quadros mais graves da infecção, é importante que a recuperação siga uma estratégia alimentar elaborada por um profissional de saúde. “Quando é necessário fazer reabilitação pulmonar, precisamos adequar a quantidade de calorias ingeridas, assim como o total de proteínas, para auxiliar na recuperação da massa muscular perdida e na melhora da função pulmonar”, explica.

Como a Covid-19 afeta diversos órgãos do corpo, a dieta deve ser elaborada tendo em mente os problemas mais urgentes do paciente. “O consumo de nutrientes que ajudam na melhora da coagulação, na função renal e hepática também devem ser incluídos se este for o quadro do paciente”, aponta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?