metropoles.com

Nutricionista lista 6 hábitos infalíveis para perder peso rapidamente

Perder peso é uma tarefa difícil em qualquer estação do ano. Porém, pequenos ajustes na rotina podem ajudar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
skynesher/ Getty Images
Mulher com tigela de comida nas mãos e medindo a cintura - Metrópoles
ouvir notícia
0:00 1.0x
1 de 1 Mulher com tigela de comida nas mãos e medindo a cintura - Metrópoles - Foto: skynesher/ Getty Images

Perder peso costuma ser difícil em qualquer época do ano. No entanto, à medida que as estações avançam, surge uma nova oportunidade de renovar os propósitos alimentares para dizer adeus aos quilinhos a mais. A primavera, que vai até o final de dezembro e é conhecida por ser a época de várias frutas e legumes, pode ser um ótimo período para rever os projetos de emagrecimento.

A boa notícia é que mudar os hábitos alimentares não significa parar de comer aquilo que mais se ama. Em vez disso, a ideia é focar em escolhas mais saudáveis o mais rápido possível, até o organismo passar a recusar a ideia de se esbaldar em alimentos pouco nutritivos.

O nutricionista Fernando Castro indica que manter-se fora do peso vai além de uma questão estética e afeta diretamente a saúde do indivíduo. Ter uma alimentação saudável também melhora o dia a dia, aumentando a disposição da pessoa para cumprir as tarefas diárias.

“Estar no peso adequado demonstra um equilíbrio entre o que se consome de alimentos, ou seja, as calorias e o gasto energético diário. A firmeza nesses dois fatores permite o melhor ajuste fisiológico do organismo e uma menor probabilidade de doenças”, afirma o especialista.

Para ajudar as pessoas no processo de emagrecimento, o nutricionista listou quatro hábitos alimentares infalíveis para emagrecer. Confira:

Hábitos para perder peso rapidamente

1. Não vá ao supermercado com fome

Ir às compras bem alimentado tende a evitar a compra de guloseimas e alimentos com alto valor calórico apenas pelo impulso. Assim, quando der fome, não terá a opção de comidas pouco nutritivas em casa.

2. Comece a sua refeição pela salada

Na refeição, dê preferência inicialmente às folhas e hortaliças, que são alimentos com baixo valor calórico. Isso dá ao organismo tempo para promover saciedade, evitando o consumo de comidas muito calóricas no decorrer da alimentação.

3. Preste atenção na mastigação

Comer lentamente, com calma, melhora o aproveitamento dos nutrientes e dá tempo ao sistema nervoso central para entender a alimentação. A mastigação lenta também ajuda a promover uma maior saciedade.

Melhores dietas para comer saudável

10 imagens
<b>Dieta Mediterrânea –</b> Baseada em alimentos frescos, escolhidos conforme a estação do ano, e naturais, é interessante por permitir consumo moderado de vinho, leite e queijo. O cardápio é tradicional na Itália, Grécia e Espanha, usa bastante peixe e azeite, e, desde 2010, é considerado patrimônio imaterial da humanidade. Além de ajudar a perder peso, diminui o risco de doenças cardiovasculares
<b>Dieta Flexitariana –</b> Sugere uma redução de até 70% do consumo de carne, substituindo a proteína animal por vegetais, frutas, sementes, castanhas e cereais. Com o regime, o organismo ficaria mais bem nutrido e funcionaria melhor. É recomendado começar trocando a carne vermelha por frango ou peixe e procurar um nutricionista para acompanhar a necessidade de suplementação de vitamina B12, encontrada em alimentos de origem animal
<b>Dieta MIND –</b> Inspirada nas dietas Mediterrânea e Dash, a MIND é feita especificamente para otimizar a saúde do cérebro, cortando qualquer alimento que possa afetar o órgão e focando em nozes, vegetais folhosos e algumas frutas. Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Envelhecimento dos Estados Unidos descobriu que os pacientes que seguiram a dieta diminuíram o risco de Alzheimer de 35% a 53%, de acordo com a disciplina para seguir as recomendações
<b> Dieta TLC –</b> Criada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, pretende cortar o colesterol para melhorar a alimentação dos pacientes. São permitidos vegetais, frutas, pães integrais, cereais, macarrão integral e carnes magras. Há variações de acordo com cada objetivo, como melhorar o colesterol e perder peso
<b> Dieta Nórdica –</b> Como o nome sugere, a dieta é baseada na culinária de países nórdicos e dá bastante enfoque ao consumo de peixes (salmão, arenque e cavala), legumes, grãos integrais, laticínios, nozes e vegetais, além de óleo de canola no lugar do azeite. Segundo a OMS, o regime reduz o risco de câncer, diabetes e doenças cardiovasculares

4. Evite pratos grandes para o consumo da refeição

Segundo o nutricionista, estudos mostram que o tamanho do prato interfere diretamente na tentação de preencher o espaço, dando oportunidade a um maior consumo.

5. Evite alimentos industrializados

Prefira sempre alimentos in natura. Na hora das sobremesas, por exemplo, troque sorvetes e chocolates industrializados por frutas — elas são menos calóricas e possuem uma oferta maior de vitaminas.

6. Mantenha-se hidratado

Beber água ao longo do dia, além de melhorar o funcionamento do metabolismo e das enzimas, leva o indivíduo a evitar bebidas e alimentos calóricos. O ideal é ingerir de dois a três litros por dia.

O nutricionista ainda explica que uma consulta individualizada com um profissional também é essencial para o processo de emagrecimento.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Tá bombando





















Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?