Nutricionista dá quatro truques para eliminar a vontade de comer doces
O consumo de alimentos doces provoca diversos problemas à saúde. O ideal é que o açúcar seja excluído da dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das dificuldades para quem está fazendo a transição de um estilo alimentar sem restrições para outro mais saudável é a vontade de comer doces.
“Quem está habituado com o açúcar, sente falta mesmo. É uma espécie de vício”, explica a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica brasiliense Nutrindo o Conhecimento.
A comparação se aplica porque, de fato, o corpo acostumado com açúcar sempre pede por mais doce. O mecanismo funciona mais ou menos assim: ao comer uma fatia da sua torta preferida, o cérebro ordena a produção de serotonina, o hormônio do prazer. Isso faz com que você associe o doce à sensação de bem-estar e queira repetir a dose.
O pâncreas, por sua vez, produz a insulina – um hormônio que regula a quantidade do açúcar no sangue. Se o consumo de doce é um hábito diário, o pâncreas passa a produzir mais insulina do que o corpo precisa e, quando o doce não vier, há o efeito rebote. Lembra daqueles momentos em que você não consegue se controlar e se empanturra de suspiro ou come um pudim inteiro? Eles são o efeito rebote.
O açúcar é um alimento prejudicial à saúde. Seu consumo exagerado pode provocar diabetes e obesidade e também está relacionado a doenças neurológicas e cardiovasculares.
A nutricionista Laura de Souza Silva sugere que o doce seja retirado da alimentação aos poucos, de maneira paulatina. “Com escolhas mais saudáveis, o paladar vai mudando e você já não vai mais precisar tanto de açúcar.”
Saiba quais são os quatro truques sugeridos por ela para se livrar da vontade de comer doces:
- Tire o açúcar do cafezinho: “Se você tem o hábito de tomar café várias vezes ao dia, é importante que elimine o açúcar dele. Substitua por um adoçante e, com o tempo, passe a consumir o café puro”.
- Aumente o consumo de frutas: “Nos momentos em que você comia a sobremesa, opte por uma salada de frutas. Elas possuem menos calorias e têm muito mais nutrientes”.
- Adote as pastas de castanhas: “Há uma variedade de pastas à base de castanhas, como amendoim, avelã e nozes. Muitas também possuem cacau ou coco em sua composição. Comer uma colherinha acompanhada de uma xícara de café sem açúcar reduz o desejo de doce na hora”, sugere.
- Prove iogurte com whey protein: “O iogurte natural é um alimento benéfico para a flora intestinal, ele ajuda muito durante transições alimentares. Você pode batê-lo com uma fruta ou escolher um whey protein para complementá-lo”.