Nutricionista faz alerta sobre os alimentos consumidos durante o verão
O consumo de vitamina C e alimentos ricos em água é essencial durante o verão. Já as refeições e bebidas quentes devem ser evitadas
atualizado
Compartilhar notícia
Em dias de calor intenso, é comum a sensação de mal-estar. Pressão baixa, sensação de moleza e desidratação estão entre os principais problemas da época mais quente do ano. Com uma alimentação inadequada, o desconforto pode ser ainda pior. Por isso, a nutricionista Lígia Lima aponta quais os alimentos indicados e quais devem ser evitados durante o verão.
“Devemos dar prioridade a alimentos com um grande teor de água, que possam hidratar o organismo, como, por exemplo, a melancia, o melão, e o abacaxi. Além disso, frutas ricas em vitamina C que são antioxidantes e combatem os radicais livres, aumentando a imunidade”, afirma a nutricionista.
O que evitar durante o verão
Lígia aponta que alimentos muito condimentados, como enlatados, embutidos, frituras e comidas excessivamente quentes devem ser evitados durante o verão. Eles podem diminuir a quantidade de matérias boas no organismo, reduzindo a imunidade e facilitando o surgimento de complicações na saúde, explica a profissional.
Já as bebidas contraindicadas no verão são aquelas tidas como quentes, como os destilados. Por exemplo, whisky, rum e gim, que têm um alto teor alcoólico, aponta Lígia.
“Além de baixar a imunidade, o álcool é uma caloria vazia, então não é uma opção bem-vinda durante o verão. Dê preferência sempre a sucos naturais de frutas, água, água gelada e saborizada, que é feita com água mais fria junto com frutas cítricas. A ênfase maior deve ser nos alimentos com alto teor de vitamina C”, reforça a especialista.
Confira a reportagem completa, com as dicas de bons alimentos para a estação, no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.