Nutricionista ensina como desinchar o corpo após as festas sem sofrer
Bebedeira e comilança típicas das festas de fim de ano tem efeitos claros no corpo. Especialista ensina dicas para desinchar rapidamente
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das principais consequências da comilança e bebedeira das festas de fim de ano e férias é o inchaço do corpo. A retenção de líquido acontece quando há ingestão exagerada de açúcar, gordura e bebidas alcoólicas.
“O corpo passa a reter água entre as células e o resultado é a sensação de inchaço no corpo, especialmente nas extremidades, como pés e mãos, e regiões como barriga e rosto. Por vezes, esta retenção de líquidos pode gerar um edema visível, capaz de deixar a pele brilhante devido ao acúmulo de água em locais específicos do corpo”, comenta a nutricionista Andryely Pedroso, da Desinchá.
Porém, o processo é reversível. Andryely ensina cinco dicas para desinchar o corpo. Confira:
Beba água para desinchar
A indicação é que cada pessoa beba 40 ml de água para cada quilo de peso corporal. “Quanto mais água você beber, menos o seu corpo vai reter”, afirma a nutricionista.
Se tomar muita água é difícil, uma dica é adicionar frutas cítricas para saborizar a bebida ou incluir chás sem açúcar na rotina.
Aposte nas frutas e verduras diuréticas
Frutas e verduras com alto teor de água têm menor teor de carboidratos e estimulam a produção da urina, auxiliando a eliminação do líquido retido. Algumas boas opções são melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, beterraba, pepino e tomate.
Evite alimentos ultraprocessados, sal e açúcar
As substâncias aumentam a inflamação do organismo e a retenção de líquidos e devem ser evitados
Beba chás diuréticos e antioxidantes
As bebidas aumentam a ingestão de água e promovem uma maior eliminação de líquidos e toxinas pela urina. Os chás de ervas também têm substâncias que combatem inflamações. Algumas opções são:
- Chá Verde: rico em catequinas, tem propriedades antioxidantes, estimulantes e diuréticas que auxiliam na eliminação de líquidos retidos;
- Carqueja: é reconhecida por suas propriedades diuréticas, digestivas, hepatoprotetoras e antioxidantes;
- Cavalinha: tem capacidade terapêutica natural, fornecendo suporte à saúde óssea, alívio de retenção de líquidos e promoção da saúde da pele;
- Hibisco: feito a partir das flores da planta Hibiscus sabdariffa, o chá é conhecido por seus diversos benefícios à saúde. Além das propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, a bebida pode ajudar a controlar os níveis de colesterol e a saúde digestiva.
Faça exercícios e aposte em suplementos estimulantes
A nutricionista explica que o exercício por si só é interessante para desinchar por aumentar a circulação sanguínea e estimular o sistema linfático, que está envolvido na eliminação de líquidos retidos.
Porém, a atividade pode ser associada com suplementos estimulantes naturais. “Você pode escolher um suplemento com cafeína time release, com liberação lenta do estimulante, ou chá verde, que é rico em ácido clorogênico, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e diuréticas”, ensina Adryely.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!