Nutricionista alerta sobre receitas de água que viralizaram no TikTok
Influenciadoras compartilham vídeos em que criam receitas pessoais de água adicionando produtos ao líquido
atualizado
Compartilhar notícia
Entre as trends mais estranhas do TikTok, uma que tem chamado a atenção é o compartilhamento de “receitas de água”. O produto, base da hidratação humana há milênios, agora tem sido alvo de releituras que podem esconder perigos, alertam os nutricionistas.
Embora existam receitas de águas saborizadas naturais que trazem benefícios à saúde, como a água com limão, as receitas que as influenciadoras compartilham usam aditivos químicos para mesclar com o líquido. Algumas pessoas dizem tomar estes preparados até cinco vezes ao dia.
As receitas usam sucos e adoçantes em pó ou concentrados em gotas que são dissolvidos em uma garrafa de água. Além disso, “para melhorar a saúde”, alegam as influenciadoras, são misturados pós de colágeno, eletrólitos e, claro, muito gelo.
Há receitas compartilhadas de água com sabor de pina colada, de pitaya e até de algodão doce. Para os nutricionistas, divulgar este tipo de mistura como se fosse água e não uma bebida preparada pode fazer com que o público naturalize e até substitua a hidratação natural.
“Água é água, não existe nada que supra a necessidade ou que traga o mesmo benefício que ela para a saúde humana”, aponta o nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, de Brasília.
Perigos do abuso
“Nenhum aditivo, refrigerante ou bebida saborizada zero irá substituir os benefícios que a água traz para a saúde humana”, reforça Vígolo. O consumo excessivo dos produtos adicionados pode até prejudicar a saúde, causando, por exemplo, excesso de sódio no organismo.
Todas as receitas enaltecem que os produtos usados não têm açúcar, mas, segundo o nutricionista, isso não é o bastante para dizer que as misturas são saudáveis. “Não deixa de ser um ponto positivo ser zero calorias, afinal, vivemos uma pandemia muito grande de obesidade. Mas existe uma diferença grande entre qualidade e quantidade de calorias em um plano alimentar”, sustenta.
Uso com moderação
Para o especialista, as bebidas podem ser usadas, mas nunca para substituir a hidratação com água. “É como o uso de refrigerantes zero, que diante de um plano alimentar, não fazem mal, e até tendem a melhorar a adesão da dieta”, completa o nutricionista.
“Se o sabor agradar, o uso destes aditivos pode ser feito de forma moderada. Mas reforço: apenas dentro de um contexto alimentar saudável, como uma ocasião especial”, conclui Vígolo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.