Nutrição: confira sete dicas para uma alimentação equilibrada
Conciliar uma boa alimentação com a rotina corrida pode ser um desafio. Contudo, nutricionista sugere atos simples para se manter na linha
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das principais dificuldades na adoção de uma vida mais saudável é conciliar os hábitos alimentares com a rotina corrida. É muito mais fácil jantar uma comida congelada ou pedir uma pizza do que preparar uma salada, por exemplo.
Porém, a nutricionista Jussiara Corsini, da Tasty Salad Shop, afirma que é possível conciliar a correria com a boa alimentação. “Na nossa rotina diária, temos diversas responsabilidades, por isso muitas vezes não sobra tempo para praticarmos uma alimentação saudável. Mas acreditem: o simples funciona”, diz.
Para ajudar no desafio de se alimentar bem, a nutricionista separou sete dicas de como cumprir a missão:
1. Coma lentamente
Ao engolir a comida rápido demais, a pessoa acaba comendo mais do que o necessário, não mastiga direito e atrapalha a digestão, o que promove a sensação de inchaço. Portanto, faça sua refeição devagar. Mastigue bem e sinta o sabor da refeição.
2. Mantenha a hidratação
Jussiara recomenda beber no mínimo dois litros de líquidos por dia, de preferência água. “Mas também pode ser água de coco, chá gelado e sucos naturais sem adição de açúcar. Dica de ouro: deixe sempre uma garrafinha de água na bolsa para facilitar o consumo”, sugere.
3. Evite o açúcar
Procure degustar os alimentos com o sabor natural, sem adição de açúcar refinado. Caso precise adoçar alguma receita, dê preferência ao açúcar mascavo, que tem alguns nutrientes, ou ao adoçante culinário. Ambos são opções menos nocivas que o açúcar tradicional.
4. Priorize os alimentos integrais
Diferente dos processados, os alimentos integrais não têm a fórmula modificada no processo de industrialização — por isso, as vitaminas, minerais e fibras alimentares são mantidos. Um alimento mais fibroso também proporciona maior saciedade.
As fibras ainda ajudam no trânsito intestinal, o que evita a constipação, por exemplo. Outra grande vantagem é que o açúcar do alimento é liberado aos poucos na corrente sanguínea, colaborando até mesmo para a prevenção e controle da diabetes.
5. Consuma frutas todos os dias
Jussiara diz que as frutas são excelentes opções, pois são ricas em fibras, vitaminas, minerais e atuam sempre de forma benéfica em nosso organismo. “Consuma, no mínimo, três porções por dia e, sempre que possível, varie a escolha das frutas”, recomenda.
6. Aposte em lanches saudáveis
Muitas vezes, na correria do dia a dia, as pessoas se sentem tentadas a escolher opções nada saudáveis fora de casa, já que é muito mais fácil encontrar um lanche industrializado. O ideal é se programar com antecedência e, nos dias mais corridos, levar na bolsa um mix de castanhas, sanduíche integral ou frutas.
7. Inclua legumes e verduras nas suas refeições
Assim como as frutas, os legumes e as verduras são fontes de vitaminas e minerais e devem ser consumidos diariamente. Faça uma salada bem colorida e coma antes do prato principal, pois as fibras ajudarão a diminuir a fome antes da refeição principal.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.