metropoles.com

Nutricionista lista o que evitar comer enquanto estiver usando Ozempic

Nutricionista explica quais os alimentos que melhor combinam com o uso do remédio que corta o apetite e os que devem ser retirados do prato

atualizado

Compartilhar notícia

Douglas Cliff/Getty Images
Imagem colorida de prato com aplicador de Ozempic - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de prato com aplicador de Ozempic - Metrópoles - Foto: Douglas Cliff/Getty Images

O Ozempic é um remédio que simula os efeitos do hormônio GLP1 no corpo. Criado para o tratamento de diabetes tipo 2, ele começou a ser usado também para a perda de peso por estimular a redução do apetite e a queima de gordura corporal.

As pessoas que usam o medicamento para emagrecer, porém, logo percebem ele não é uma solução mágica: embora facilite o processo de perda de peso, ainda é preciso aliá-lo a uma dieta controlada.

Pensando nisso, a nutricionista Lisa Young elaborou uma lista de alimentos que funcionam bem com Ozempic e os que devem ser evitados ao tomar a medicação.

Em seu artigo ao US News & World Report, ela destacou que “o que você come é uma parte importante do tratamento quando você usa semaglutida para diabetes tipo 2 ou obesidade”. Confira a lista:

Alimentos para não comer quando se está usando Ozempic

Frituras: segundo a especialista, os efeitos colaterais gastrointestinais causados ​​pelos uso de remédios que simulam o GLP1 pioram quando se expõe o intestino a quantidades grandes de gordura;

Alimentos picantes: devem ser evitados pelo mesmo motivo que as frituras;

Ultraprocessados: “Estas comidas oferecem pouco ou nenhum valor nutricional”, esclarece Young. Ela destaca que eles devem ser evitados em todas as dietas para perda de peso;

Álcool: deve ser evitado já que ele pode desregular o nível de açúcar no sangue e atrasar os efeitos do Ozempic. Para pessoas alcoólatras, porém, o uso da medicação levou à redução no consumo de bebidas, de acordo com estudo publicado em janeiro.

0

Melhores comidas que vão bem com o Ozempic

Proteínas magras: em algumas pessoas, o uso de Ozempic pode levar a uma perda de massa muscular, pela função metabólica estimulada no organismo. Por isso, reforçar alimentos como frango, ovos e laticínios com baixa gordura, pode ser útil;

Alimentos ricos em fibras: “Eles atuam de forma semelhante ao Ozempic, regulando os níveis de açúcar no sangue, promovendo a saciedade e auxiliando na digestão, por isso podem potencializar o efeito”, explica Young. Frutas e vegetais são conhecidos exemplos de fontes de fibras.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?