metropoles.com

Nutri ensina o que comer para manter o pique no Carnaval

Nutricionista dá dicas de alimentação para manter a energia necessária e evitar a ressaca durante o Carnaval

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paula Marina/Getty Images
Carnaval de rua - Metrópoles
1 de 1 Carnaval de rua - Metrópoles - Foto: Paula Marina/Getty Images

Na maratona que é o Carnaval, é comum que as pessoas pulem refeições, se alimentem de “comida de rua” e exagerem nas bebidas alcoólicas. Contudo, para manter a animação e aproveitar todos os dias, é necessário seguir alguns cuidados básicos com a alimentação.

O primeiro é não sair de casa em jejum. “A alimentação antes de sair para a folia precisa ser reforçada, é ela que vai garantir a energia inicial para pular atrás do trio elétrico e conseguir percorrer todo o roteiro de blocos”, explica a nutricionista Karine Beck, que também é professora do Centro Universitário UniFTC Itabuna, da Bahia.

Outra dica é não exagerar nas frituras na primeira refeição. “A pessoa pode escolher uma refeição que mescle uma proteína com raízes. Carne ou ovo com mandioca cozida são boas opções”, aponta a especialista. Além disso, a nutri recomenda frutas ricas em potássio como banana e abacate, pois elas ajudam a evitar cãibras durante o dia.

Como evitar a ressaca

Durante os blocos, é preciso saber escolher o que comer para manter o pique. Mariscos, frutos do mar e alimentos muito manipulados – como pastelões, tortas, maionese, molhos e cremes – devem ser evitados. “Esse tipo de comida exige um controle altíssimo de qualidade, que é impossível ter na rua”, aponta Karine.

Na folia, o ideal é optar por alimentos que sejam vendidos lacrados, com exceção do amendoim cozido, que pode gerar risco de contaminação por aflatoxinas, toxina fúngica.

Chegou em casa, dormiu e acordou de ressaca? “Tome gengibre em pó pela manhã, misturado no suco, café ou água. Ele garante um bom funcionamento do estômago e do fígado e, consequentemente, melhora os efeitos da ressaca”, sugere Karine. Chás de boldo, alcachofra, hibisco, alecrim e dente-de-leão também são indicados.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?