Número global de mortes por Covid pode ser até 3 vezes maior, diz OMS
Organização Mundial da Saúde estima que apenas 40% de todos os países registram pelo menos 90% das mortes, o que indica alta subnotificação
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número total de mortes devido a pandemia da Covid-19 em todo o mundo seja de duas a três vezes maior do que o notificado até agora. As subnotificações elevariam o número de vítimas de 3,4 milhões para cerca de 6 a 8 milhões.
Segundo o relatório anual da OMS, com as estatísticas mundiais de saúde, o novo coronavírus causou ao menos três milhões de mortes diretas ou indiretas apenas em 2020. No entanto, dados oficiais indicam 1,8 milhão óbitos relacionados à infecção no último ano.
“Esse número seria realmente duas a três vezes maior. Portanto, acho que com segurança cerca de 6 a 8 milhões de mortes podem ser uma estimativa”, disse Samira Asma, subdiretora geral da OMS, durante coletiva virtual de imprensa.
Samira Asma destacou que apenas 40% dos países registram pelo menos 90% das mortes, enquanto muitos países não têm nenhum sistema de registro do estado civil e não conseguem notificar as mortes ou suas causas.
Por isso, a OMS está trabalhando com as nações para descobrir o número real de óbitos e assim se preparar melhor para a próxima emergência, explicou.
Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano: