metropoles.com

Número de pessoas que relatam sintomas da Covid-19 está em queda, diz IBGE

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) que acompanha epidemia no país foram divulgados nesta quinta (27/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ada Yokota/Getty Images
ilustração de pessoas com máscara no rosto, coronavírus
1 de 1 ilustração de pessoas com máscara no rosto, coronavírus - Foto: Ada Yokota/Getty Images

O Ministério da Saúde divulgou, na noite desta quinta-feira (27/8), os resultados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios (PNAD) Covid-19, feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE). Em maio, o órgão iniciou entrevistas por telefone com 193 mil pessoas para verificar a evolução da epidemia de coronavírus no Brasil.

“Pouco mais de 48 mil domicílios foram entrevistados por semana. A pesquisa é feita em 3.454 municípios de 15 mil setores censitários. É uma amostra fixa, e todos os que responderam em maio, foram entrevistados nos meses seguintes”, explica Cimar Azeredo, diretor-adjunto de Pesquisas do IBGE.

Segundo o estudo, o número de pessoas que declararam estar sentindo sintomas relacionados à Covid-19 vem diminuindo desde o começo do levantamento. Os estados do Norte e Nordeste enxergam uma queda acentuada, enquanto Sul e Sudeste estão em aparente estabilização.

A exceção é o Centro-Oeste: entre os entrevistados que apresentaram “algum sintoma”, a porcentagem foi de 7,3% em maio, 6,4% em junho e aumentou para 7,1% em julho. O mesmo aconteceu com aqueles que declararam ter sintomas conjugados (mais de um) — cresceu de 0,4% em maio, para 0,9% e 1,5%, respectivamente.

pessoas que disseram ter sintomas

A partir da pesquisa, é possível dizer que 3,1 milhões de pessoas tiveram algum sintoma e procuraram o atendimento de saúde. Destes, 75% buscaram um centro do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Importante notar que, em um primeiro momento, a população ficou retida em casa. Agora, se vê que, com uma redução do distanciamento social, aumenta o total de pessoas que procuraram um serviço de saúde”, afirmou o diretor-adjunto do IBGE.

O levantamento perguntou ainda quantos já tinham feito algum teste para detectar a Covid-19. De acordo com os dados, 13,3 milhões de brasileiros já fizeram algum exame, seja o teste rápido ou o RT-PCR. A maioria deles tem entre 30 e 59 anos (59,4%) e o maior percentual dos que receberam resultado positivo também está nesta faixa etária (61,8%).

Segundo os dados de julho, a maioria da população estaria ficando em casa e saindo apenas para resolver necessidades básica; 30,5% dos entrevistados reduziram contato, mas continuaram saindo, 23,3% ficaram rigorosamente isolados e 2% não fizeram qualquer restrição.

Outro questionamento feito pelos entrevistadores foi quanto ao acesso a materiais de limpeza e proteção (a higiene frequente das mãos e o uso de máscara são pilares para evitar a disseminação). Cerca de 99,6% dos participantes disse ter acesso a água e sabão; 95,8%, ao álcool 70%; e 99,3%, à máscara.

A pesquisa ainda seguirá sendo feita nos próximos meses.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?