Número de mortes por Covid-19 no Brasil está se estabilizando, diz Saúde
Em balanço comparativo entre as duas últimas semanas, houve queda no número de óbitos, mas crescimento em relação à quantidade de casos
atualizado
Compartilhar notícia
Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (1º/07), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia, afirmou que o Brasil está alcançando uma estabilização em relação ao número de óbitos.
“Apesar de uma quantidade ainda elevada, começamos a perceber um platô“, afirma. A declaração foi feita durante a atualização da situação epidemiológica do novo coronavírus no país.
Na semana epidemiológica 26, que terminou no último sábado (27/06), foi registrada redução de 2% nos óbitos. Da semana 22 (24/05 a 30/05) à 23 (31/05 a 06/06), o número cresceu 4%, caiu 4% na semana seguinte, subiu 7% e, agora, registra nova queda.
Ao final da semana epidemiológica 24, o governo tinha afirmado que o país parecia estar entrando em uma estabilização, o que não se confirmou na semana seguinte. Segundo especialistas, é preciso observar pelo menos duas semanas de queda para afirmar que o pico da epidemia já passou.
Casos
Em contrapartida, a curva de casos confirmados continua subindo e, na comparação entre as duas últimas semanas, registrou alta de 13%. Segundo a pasta, a Região Sul foi a que mais teve novos diagnósticos, com aumento de 47%, seguida da Região Norte, com 23%.