metropoles.com

Número 2 da Saúde sobre Coronavac: “Não posso comprar o que não existe”

Questionado sobre tratativas para adquirir vacina chinesa em teste no Brasil, representante da pasta afirmou que não há preferência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Estado de São Paulo
vacina Corono no Hospital das Clínicas de São Paulo.
1 de 1 vacina Corono no Hospital das Clínicas de São Paulo. - Foto: Governo do Estado de São Paulo

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou, nesta sexta-feira (9/10), que as negociações para adquirir a Coronavac estão no mesmo estágio que o de outras 8 candidatas à vacina, cujo desenvolvimento é monitorado pelo governo federal.

Na prática, o número 2 da Saúde descartou que a vacina chinesa – que é a aposta do governador de São Paulo, João Doria (PSDB) – tenha alguma preferência em relação às tratativas que serão feitas com outros laboratórios para garantir a vacinação da população brasileira contra a Covid-19.

“Não posso comprar o que não existe”, afirmou Franco, lembrando que o acordo fechado com a AstraZeneca – que desenvolve a vacina de Oxford – é de encomenda tecnológica e, no caso do Covax Facility, consórcio capitaneado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil fez uma adesão à iniciativa internacional.

A Coronavac está sendo testada no Brasil em 13 mil voluntários – entre eles, 850 do DF – e o governo paulista já negociou com a Sinovac, farmacêutica responsável pelo desenvolvimento da fórmula, a transferência de tecnologia para que a imunização seja fabricada pelo Instituto Butantan.

O executivo paulista pleiteia investimentos de R$ 2,5 bilhões para a Coronavac – mesmo montante que foi separado pelo governo federal para a vacina de Oxford.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?