metropoles.com

Novos casos de câncer devem chegar a 19,3 milhões em 2020, diz levantamento

Estudo da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer feito em 185 países estima 10 milhões de óbitos até o fim do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kritchanut, Istock
cancer-de-mama1
1 de 1 cancer-de-mama1 - Foto: Kritchanut, Istock

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17/12), feita pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (Iarc na sigla em inglês), mostrou um panorama da doença em todo o mundo. Segundo o levantamento, 2020 chegará ao fim com 19,3 milhões de novos casos registrados e 10 milhões de óbitos. A agência intergovernamental faz parte da Organização Mundial de Saúde das Nações Unidas (OMS).

A entidade calcula que, até o momento, 685 mil pessoas já morreram de câncer em 2020. O estudo analisou informações sobre a incidência e mortalidade em 185 países para 36 tipos de linfomas. De acordo com a OMS, uma em cada cinco pessoas desenvolve a doença em algum momento da vida. Os homens são os que mais morrem: um em cada oito pacientes não resiste às complicações da doença. Entre as mulheres, essa taxa é de uma em cada 11.

A entidade internacional listou, ainda, os 10 tipos de cânceres mais comuns, ou seja, que concentram mais de 60% dos novos diagnósticos e mais de 70% dos óbitos pela doença. O de mama foi o mais comum, responsável por 11,7% dos casos em todo o mundo. O de pulmão ficou em segundo lugar, com 11,4% dos casos, seguido do câncer de colorretal (10%), de próstata (7,3%) e de estômago (5,6%).

Com relação ao cânceres de mama e pulmão, a agência estima que o número total de sobreviventes nos primeiros cinco anos após receberem o diagnóstico seja de 50,6 milhões.

O câncer de pulmão foi o responsável por 18% dos óbitos ao redor do mundo, seguido pelo câncer colorretal (9,4%), de fígado (8,3%), estômago (7,7%) e de mama em mulheres (6,9%).

Entre os homens, o tipo de câncer que mais matou foi o de pulmão. O câncer de próstata e o colorretal foram o segundo e terceiro tipos mais mortais para eles, respectivamente. Nas mulheres, o câncer de mama foi o tipo mais fatal e ultrapassou o de pulmão como o mais comum em todo o mundo: dos 2,3 milhões de novos casos, um em cada oito será de mama. Uma em cada seis mulheres acometidas não resiste à doença.

3 imagens
Câncer de próstata tem 7,3% de incidência no mundo
Doenças cardiovasculares e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estão na lista de consequências do consumo de tabaco
1 de 3

Câncer de mama é o tipo que mais mata entre mulheres

Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
2 de 3

Câncer de próstata tem 7,3% de incidência no mundo

marijana1/Pixabay
3 de 3

Doenças cardiovasculares e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estão na lista de consequências do consumo de tabaco

iStock

Para o ano que vem, a Iarc deve lançar, em parceria com a OMS, uma iniciativa global contra linfomas mamários, destacando diagnóstico precoce e tratamentos abrangentes para melhorar as perspectivas de sobrevivência.

Para 2040, a agência projeta que o número de novos casos chegue a 28,4 milhões, o que significaria um aumento de 47% em comparação com os números atuais. Países com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo ou médio devem ser mais atingidos, com alta de 95% de incidência. Atualmente, essa taxa é de 64%. A maioria dos casos de câncer são causados por uso de tabaco, dietas prejudiciais à saúde, excesso de peso e falta de atividade física, segundo a entidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?