metropoles.com

Novo aparelho promete solucionar disfunção erétil em até duas semanas

Aparelho criado por empresa israelense de tecnologia usa radiofrequencia para estimular fluxo sanguíneo e estimular ereção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Ohh-Med Medical
Imagem colorida aparelho em formato de V e com botões na ponta e anel no meio
1 de 1 Imagem colorida aparelho em formato de V e com botões na ponta e anel no meio - Foto: Reprodução/Ohh-Med Medical

Uma nova esperança para homens que sofrem com disfunção erétil começará a ser comercializada na próxima semana no Reino Unido. O dispositivo, chamado Vertica, emite ondas de calor associadas a radiofrequência que aumentam o fluxo sanguíneo, estimulando as fibras de colágeno e regenerando o tecido do pênis.

A Ohh-Med Medical, empresa israelense de tecnologia responsável pelo Vertica, afirma que o uso contínuo do aparelho devolve a vitalidade e força do pênis por meio da dilatação dos vasos sanguíneos provocada pela radiofrequência.

Além de devolver a função, a equipe de pesquisadores da startup aponta que as ereções seriam prolongadas — ao contrário de medicamentos de uso esporádico, como o Viagra, que funcionam por tempo pré-estabelecido.

Os estudos realizados com o dispositivo apontam que nove a cada 10 homens impotentes tiveram melhora na função erétil em duas semanas de uso do instrumento, que será vendido a partir da próxima semana no Reino Unido.

Um estudo da empresa em parceria com a Healthcare Campus, em Haifa, Israel, apontou a eficácia de 89% do uso do Vertica. O resultado foi publicado no International Journal of Impotence Research em julho deste ano.

Foram analisados 28 homens com idades entre 41 e 78 anos com disfunção erétil leve ou leve a moderada por dois meses. Cada um usou o aparelho duas vezes por semana no primeiro mês e uma vez por semana no mês seguinte.

De todos os voluntários, 14 homens atingiram a função erétil normal ao final do período de pesquisa, enquanto três não observaram qualquer diferença. Os demais participantes levaram apenas duas semanas para ter uma ereção completa e duradoura.

Segundo o estudo, os homens não relataram efeitos colaterais. Porém, os pesquisadores ponderam que o ensaio clínico incluiu um número muito pequeno de voluntários.

Como usar

O usuário deve introduzir o pênis no orifício do Vertica: o anel do dispositivo possui eletrodos que, ao entrar em contato com o órgão, passam a funcionar com radiofrequência até atingir a temperatura de 40 °C.

Segundo a Ohh-Med Medical, o indivíduo deve manter o botão da ferramenta pressionado de forma contínua durante o uso, que deve ser de 30 minutos. Inicialmente, a terapia deve ser repetida três vezes por semana e, depois de um mês, as sessões são reduzidas para duas vezes na semana.

A empresa garante que o Vertica é um dispositivo médico simples e fácil de usar, indolor e não invasivo, projetado para melhorar a disfunção erétil de longo prazo no conforto de sua própria casa.

O que os órgãos de saúde dizem sobre o aparelho

O Vertica recebeu o selo de aprovação na Europa, atendendo aos requisitos gerais de segurança e desempenho de todos os regulamentos europeus de dispositivos médicos. Com isso, já pode ser comercializado na União Europeia (UE).

A Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória dos Estados Unidos, ainda não se pronunciou sobre o uso médico do Vertica, mas se espera que o órgão emita um posicionamento oficial no início de 2024. Não há perspectiva de avaliação pela Anvisa ou início das vendas no Brasil.

No Reino Unido, o aparelho deve ser comercializado a 1,2 mil libras (equivalente a cerca de R$ 7 mil).

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?