metropoles.com

Nova onda da Covid: saiba por quanto tempo você deve ficar isolado

Com aumento dos casos no mês de novembro, o isolamento ainda é importante para evitar mais contaminações pela Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tara Moore/ Getty Images
Pessoa sentada em cama olhando para a janela - Metrópoles
1 de 1 Pessoa sentada em cama olhando para a janela - Metrópoles - Foto: Tara Moore/ Getty Images

Nas últimas semanas, o surgimento da subvariante BQ.1 do coronavírus e o aumento dos números de casos da Covid-19 voltou a causar preocupação após um longo período de queda no número de infecções pela doença. Segundo os dados mais recentes do Instituto Todos Pela Saúde (Itps), o percentual de testes positivos para a Covid-19 saltou de 3% para 17% ao longo do mês de outubro.

Para reduzir as taxas de contaminação e recuperar o organismo da infecção pelo coronavírus, o período de isolamento continua sendo recomendado para pessoas que testaram positivo para a doença ou tiveram contato com alguém infectado.

Desde o início de 2022, o Ministério da Saúde recomenda o período de isolamento de sete dias a partir do início dos sintomas. No caso de indivíduos assintomáticos, a indicação é de cinco dias após o resultado positivo. A medida vale apenas para casos leves e moderados da doença, ou seja, quando não há mais dificuldade respiratória aguda nem febre há pelo menos 24 horas.

Se no sétimo dia o paciente ainda estiver com os sintomas, a indicação é fazer o teste novamente e um novo período de isolamento deve ser iniciado. Pessoas que tiveram contato com um infectado devem realizar o exame e manter o isolamento de cinco dias mesmo se o resultado for negativo.

O infectologista Estêvão Urbano, da Sociedade Brasileira de Infectologista (SBI), alerta que em casos raros o vírus pode ser transmitido no sexto e sétimo dia de sintomas. Por isso, é importante que, mesmo se o indivíduo estiver se sentindo bem, se cumpra o isolamento até o fim.

Devo fazer um novo teste quando melhorar?

O infectologista explica que não é preciso fazer outro teste após se recuperar da Covid-19. “Algumas pessoas com o sistema imunológico deprimido podem até ficar com esse vírus por muito mais tempo. Mas a maior parte da população, não. Portanto, não é preciso fazer um novo teste para ver se está curado da Covid-19 ou não”, afirma.

As recomendações para uma possível 5ª onda de Covid-19 continuam as mesmas da anterior: além do isolamento em casos suspeitos ou positivos, é recomendado realizar o teste e avisar parentes, amigos e colegas de trabalho em caso de confirmação da infecção. Além disso, a indicação é que, depois do fim do isolamento, pessoas que testaram positivo para a doença utilizem a máscara por pelo menos cinco dias.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?