metropoles.com

Nova lei em vigor: é possível reverter a vasectomia e a laqueadura?

Com a nova legislação, a idade mínima para realizar a vasectomia e a laqueadura foi de 25 para 21 anos. Saiba se é possível revertê-las

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Ilustração de médico e paciente conversando, com um ballão de conversa mostrando espermatozoides e óvulos - Metrópoles
1 de 1 Ilustração de médico e paciente conversando, com um ballão de conversa mostrando espermatozoides e óvulos - Metrópoles - Foto: GettyImages

No início de março, entrou em vigor a lei nº 14.443/2022, que altera os requisitos necessários para a realização de vasectomia e laqueadura. Ambos são procedimentos voluntários de esterilização previstos na Lei do Planejamento Familiar. A nova legislação altera a idade mínima para a realização dos procedimentos de 25 para 21 anos, além de dispensar a autorização do cônjuge.

“Os procedimentos voluntários de esterilização são a laqueadura, para as mulheres, e a vasectomia, para os homens. São métodos contraceptivos microcirúrgicos que impedem permanentemente a gravidez”, explica o médico Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana e diretor clínico da Clínica Mater Prime, em São Paulo.

É possível reverter a laqueadura e a vasectomia?

Apesar da mudança dos requisitos, a lei mantém o prazo de 60 dias para a realização do procedimento após a manifestação do interesse pelo paciente. Neste período, ele pode receber o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para garantir sua vontade. Mas, com isso, surge a dúvida: é possível reverter a laqueadura e a vasectomia?

Afinal, somos humanos e nossas vontades, sonhos e objetivos tendem a mudar ao longo do tempo. A boa notícia é que, segundo Rosa, a reversão da vasectomia e da laqueadura é possível. No entanto, as taxas de sucesso e a possibilidade de gravidez no futuro dependem de uma série de fatores, incluindo o tipo de procedimento e a técnica utilizada.

Leia o restante da reportagem no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?