No TikTok, usuárias relatam queda de cabelos após uso do Ozempic
Relatos no TikTok apontam queda de fios aos chumaços depois do uso do remédio, mas o quadro é comum em pessoas que perdem muito peso
atualizado
Compartilhar notícia
O uso do medicamento Ozempic se popularizou nos últimos meses pelos resultados de perda de peso rápido, porém, o uso off-label do remédio para diabetes tem gerado complicações a alguns usuários. Além do efeito rebote na balança e o chamado rosto de Ozempic, causado pela perda de gordura na face, relatos nas redes sociais sugerem uma intensa queda de cabelo provocada pelo uso da medicação.
Usuários do TikTok têm publicado vídeos que mostram a perda intensa de fios após o uso das injeções. Há imagens de mulheres que chegam a tirar chumaços do próprio cabelo depois de tomar banho e outras que precisam tomar remédios para interromper a queda capilar.
Embora a queda de cabelo não esteja na bula do Ozempic como um dos efeitos colaterais do uso do remédio, estudos científicos já apontaram que o uso injetável da semaglutida, princípio ativo do medicamento, pode causar o problema em situações raras. Uma dessas pesquisas foi feita pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e publicada na revista JAMA em 2021.
Porém, não é possível determinar se a queda capilar das influencers é uma consequência direta do uso da medicação, ou um efeito adverso da própria da perda de peso. Quadros semelhantes aos relatados são comuns em pessoas que fizeram cirurgia bariátrica ou que usam outros métodos de emagrecimento rápido que causam perda superior a 10% do peso corporal.
“Qualquer emagrecimento, sendo por dieta, remédios, exercícios ou cirurgia, pode levar à queda de cabelo. Isso ocorre no período em que o organismo está readequando os gastos energéticos e é uma adaptação fisiológica à perda de peso”, afirma a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) em postagem nas redes sociais.
Segundo a SBCBM, o importante é observar se a condição é temporária: ela deve se normalizar quando o corpo se acostuma ao novo ritmo nutricional. Caso a queda capilar se mantenha por largos períodos, é preciso procurar um dermatologista.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.