No TikTok, médico revela 6 mitos sobre diabetes que você deveria saber
Apesar de ser uma das doenças mais comuns do mundo, é muito comum ter dúvidas sobre a condição e o que a desencadeia
atualizado
Compartilhar notícia
A diabetes é uma das doenças mais comuns no mundo — segundo a Federação Internacional de Diabetes, cerca de 537 milhões de adultos no mundo têm a condição. Só no Brasil, a estimativa é que 16,8 milhões de pessoas sofrem com a diabetes, cerca de 7% da população.
Ainda assim, é normal ter dúvidas sobre a doença. Para ajudar a esclarecer e prevenir a diabetes, o médico sul-africano Siyamak Saleh ensinou aos seus 2,3 milhões de seguidores no TikTok seis mitos sobre a condição. Confira:
– Açúcar causa diabetes
O médico aponta que o açúcar não está diretamente relacionado à doença, mas pode levar à obesidade, que é um dos fatores de risco para desenvolver a condição.
– Diabetes tem cura
“A doença pode ser revertida, mas não curada”, diz Saleh. Ele explica que o quadro só pode ser controlado no caso de pacientes com diabetes tipo 2 que mudem completamente o estilo de vida, se alimentando de forma saudável e apostando no exercício.
A remissão clínica da diabetes é alcançada quando os níveis de glicose no sangue estão controlados sem necessidade de medicação.
– Diabetes tipo 1 e 2 são iguais
Saleh conta que as duas condições são bastante diferentes. No caso da primeira, o pâncreas do paciente não produz insulina. Em pacientes do tipo 2, o órgão funciona corretamente, mas as células do corpo se tornam resistentes à insulina — por isso, é necessária uma quantidade maior do hormônio.
– Diabéticos não podem comer açúcar
“Os pacientes podem consumir sobremesas e doces como parte de uma dieta saudável e balanceada”, afirma o médico. Porém, é preciso ficar de olho nas quantidades para não desencadear um pico de glicose no sangue, o que pode levar até ao coma.
– Todos os diabéticos são obesos
O especialista lembra que todas as pessoas podem ter diabetes, inclusive as magras, e há um fator genético bastante importante para ter a doença.
Ainda assim, Saleh conta que a obesidade é um fator de risco que facilita o desenvolvimento da condição. O sobrepeso pode aumentar o risco de ter diabetes tipo 2 em até 85%.
– Tomar insulina significa que você é um fracasso
“A insulina é uma droga salvadora e é administrada para controlar a diabetes, prevenindo complicações e até a morte. A doença é progressiva e, em algum ponto, seu corpo não será mais capaz de produzir insulina suficiente e será necessário suplementá-la”, ensina o médico.