No DF, cinco voluntários já tomaram vacina da Johnson & Johnson
Candidato a imunizante contra Covid-19 começou a ser aplicado nesta quinta (12/11) na capital do país
atualizado
Compartilhar notícia
Como parte dos estudos em fase três da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica Janssen, do grupo Johnson & Johnson, cinco voluntários brasilienses receberam, nesta quinta-feira (12/11), a dose do imunizante ou de um placebo. De acordo com Eduardo Freire Vasconcellos, coordenador da pesquisa no Distrito Federal, até o final do dia, mais cinco pacientes devem receber a injeção.
O estudo clínico é da modalidade duplo-cego, ou seja, parte dos voluntários receberá a imunização e o restante, um placebo. O objetivo é comparar os resultados dos dois grupos e determinar se a vacina é realmente eficaz contra o vírus. No mundo, 60 mil pessoas estão participando da pesquisa — no DF, 6 mil se inscreveram, mas apenas 800 voluntários foram selecionados.
Vasconcellos explica ainda que, de acordo com o comitê de ética em pesquisa que liberou o estudo, não é permitido que se identifique ou fotografe os voluntários da pesquisa. O Instituto L2IP é o responsável por aplicar as doses no DF.
Os voluntários brasilienses estarão divididos em quatro grupos: jovens saudáveis, jovens com comorbidades, idosos saudáveis e idosos com comorbidades. A previsão é de que a aplicação da imunização seja encerrada em janeiro de 2021, e o estudo, concluído em abril.