No DF, 963 pessoas já se inscreveram para testar vacina contra Covid-19
Estudo acontece no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e pretende aplicar a imunização ou placebo em 850 profissionais de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Desde a última sexta-feira (14/8), 963 profissionais de saúde do DF já se inscreveram para participar dos ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19 promovidos pelo Instituto Butantan em parceira com a Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa avalia a eficácia da Coronavac — uma das candidatas à imunização contra o coronavírus mais promissoras — produzida pelo laboratório chinês Sinovac.
A parte brasiliense da pesquisa prevê a aplicação da vacina ou de um placebo em 850 pessoas. Os participantes que forem escolhidos terão que fazer exames e responder a um formulário antes de receberem a imunização.
A oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da vacina é exclusiva para profissionais da saúde que estejam na linha de frente do atendimento de pacientes com Covid-19, que não tenham sido diagnosticados com a doença, não possuam doenças crônicas, não estejam participando de outra pesquisa clínica e tenham registro profissional regional. Mulheres gestantes não podem participar.
Por enquanto, 21 voluntários que trabalham no Hospital Universitário de Brasília receberam a primeira injeção e 10 deles devem voltar ainda esta semana para uma segunda dose. Como parte do protocolo de pesquisa, os participantes não sabem se tomaram a candidata à imunização ou o placebo.
Os voluntários do estudo serão acompanhados durante 12 meses para verificar a eficácia da vacina. A expectativa é que os testes da Coronavac sejam concluídos no meio de 2021.