Neurologista comenta caso de Virginia Fonseca, internada com enxaqueca
Grávida de 3 meses, Virginia deu entrada no hospital duas vezes em menos de 24h por conta da cefaleia. Ela foi diagnosticada com enxaqueca
atualizado
Compartilhar notícia
Virginia Fonseca, esposa do cantor Zé Felipe e influenciadora digital, segue no hospital após apresentar queixas de dor de cabeça. Internada desde o domingo (15/5) em São Paulo, essa foi a segunda vez que a influencer procurou ajuda médica em menos de 24 horas, sendo a primeira em Belo Horizonte (MG), no sábado (14/5).
O neurocirurgião e neurologista do Hospital Albert Einstein, Wanderley Cerqueira de Lima, aponta que a situação de Virginia foge do padrão. “As cefaleias tipo enxaquecas são comuns nas mulheres, mas durante a gestação a grande maioria das mulheres relata alívio da intensidade das crises ou mesmo ausência de cefaleia tipo enxaqueca em torno de 55 a 90%”, afirma.
O especialista explica que a cefaleia tipo enxaqueca é potencialmente grave para a gestante e o feto quando a paciente apresenta um quadro de doença neurológica aguda e grave. Alguns exemplos de problemas sérios são casos de coágulos no cérebro, vasculites (inflamação dos vasos do cérebro), aumento da pressão interna do crânio (risco para trombose), acidente vascular cerebral com obstrução de artérias ou até hemorragias intracranianas.
Tratamento
O Lima conta que o tratamento para a Virgínia pode ser feito com medicações preventivas ou profiláticas. Uma alternativa é o tratamento não medicamentoso, feito com acupuntura, técnicas de relaxamento, psicoterapia ou outros métodos.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.