Nem todos os hábitos exigem 21 dias para se solidificar, diz estudo
Cientistas compararam o costume de lavar as mãos com o ir à academia para e viram que o intervalo de tempo para acostumar-se a algo varia
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos principais argumentos motivadores de quem está tentando seguir uma vida mais saudável é que os primeiros 21 dias de um novo hábito são essenciais para solidificar um costume na rotina. Porém, um estudo publicado nesta segunda-feira (17/4) mostra que a conta é muito mais complexa.
A pesquisa divulgada na revista científica PNAS mostra que o intervalo de tempo para que alguém se acostume a executar uma nova função em seu cotidiano depende do que se quer integrar ao dia a dia.
O estudo foi feito por especialistas em marketing, psicólogos e programadores das universidades de Paris, na França, Chicago, Filadélfia e Pasadena, nos Estados Unidos. O levantamento envolveu dados de mais de 65 mil pessoas ao longo de dois anos.
Foram analisados hábitos de 60.277 pessoas que começaram a ir rotineiramente à academia, e os resultados foram comparados aos de 5.246 indivíduos que começaram a trabalhar em hospitais e precisavam aprender a lavar as mãos com frequência.
Enquanto a academia precisou de seis meses para se tornar um costume, em média, a lavagem regular das mãos precisou de apenas 15 dias.
“Ao contrário da crença popular em um número mágico de dias para desenvolver um hábito, descobrimos que geralmente são necessários meses antes de se acostumar a ir à academia, mas apenas algumas semanas para aprender a lavar as mãos”, resumem os pesquisadores.
Fatores externos influenciam
Os cientistas explicam que a adaptação a uma nova rotina depende inclusive de fatores externos. No caso da academia, por exemplo, até as mudanças no clima faziam com que o hábito fosse comprometido — afinal, quem gosta de ir à academia na chuva?
Idade, gênero e até a quantidade de filhos também são fatores que podem fazer com que os hábitos demorem mais a se solidificar. Pessoas casadas, mais velhas e que vivem longe de centros urbanos demoraram mais tempo a se acostumar a ir à academia. No caso da lavagem de mãos, o hábito se desenvolveu de forma aproximadamente semelhante entre todas as faixas sociais.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.