metropoles.com

5 dicas para tornar a ceia de Natal termogênica e mais saudável

Especialista orienta como acelerar o metabolismo durante as confraternizações de final de ano com pequenas mudanças nas receitas da ceia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Ceia de Natal
1 de 1 Ceia de Natal - Foto: Getty Images

Com a proximidade do fim de ano, as confraternizações passam a fazer parte da rotina, instigando o paladar para comidas típicas do Natal e Ano Novo. Entretanto, as comemorações podem resultar em um consumo excessivo de calorias, necessitando de atenção. Isso porque o descontrole pode causar diversos prejuízos para a saúde e para o bem-estar, além de impactar no controle do peso.

Dezembro também marca o início do verão, estação do ano na qual há uma maior procura de métodos de emagrecimento. Por isso, uma alternativa para as confraternizações é apostar em ceias que incluam alimentos termogênicos, possibilitando assim um equilíbrio que promova saúde.

O médico Silas Soares, especialista em saúde integrativa, explica que os alimentos termogênicos são os responsáveis por aumentar a temperatura do corpo. Dessa forma, é possível estimular o gasto energético mesmo em situações de repouso. Nesse sentido, priorizar esses alimentos durante o preparo da ceia pode ser uma boa alternativa para minimizar os danos.

Duas mulheres sorrindo em cozinha durante confraternização de Natal - Metrópoles
Dezembro um mês marcado pelas confraternizações

Como fazer uma ceia termogênica:

1. Adicione pimenta e gengibre em entradas e saladas
O médico esclarece que a pimenta contém boas quantidades de capsaicina, um composto bioativo que se relaciona ao sabor picante. Ele resulta no aumento da temperatura corporal e acelera o metabolismo. “Já o gengibre é uma raiz rica em gingerol, um composto bioativo com propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e ambos estimulam a queima de gordura corporal”, indica.

2. Utilize canela e cravo nos preparos
O cravo e a canela também são alimentos termogênicos versáteis. Enquanto a canela aumenta a produção de calor no corpo, estimulando o metabolismo e a queima de gordura, o cravo ainda possui propriedades que ajudam na digestão, favorecendo o intestino. Por isso, incorporar as especiarias à preparos tradicionais, como o tender e o chester, é uma boa forma de usufruir das propriedades desse ingrediente.

3. Opte por opções de sobremesas termogênicas
“Escolha uma sobremesa que você possa usar a canela. Ela é uma forte que se alia à aceleração do metabolismo. As sobremesas termogênicas são aquelas que têm o poder de aumentar o gasto calórico do corpo, contribuindo para um aumento temporário do metabolismo e a queima de gordura“, orienta o especialista.

Confira as outras duas dicas no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?