Nariz sangrando durante a seca? Veja o que fazer para aliviar incômodo
Médicos recomendam medidas que ajudam a reduzir os sangramentos no nariz, sintoma comum no período de baixa umidade
atualizado
Compartilhar notícia
O calor excessivo e a baixa umidade do ar fazem com que muitas pessoas sofram com sangramentos e congestionamentos no nariz durante o período da seca. A condição é causada pelo ressecamento da mucosa nasal e, apesar de ser bem comum nessa época do ano, provoca bastante desconforto.
A otorrinolaringologista Larissa Camargo, do Hospital Santa Lúcia, de Brasília, recomenda que o nariz seja bastante hidratado durante essa época do ano. “É preciso hidratar o nariz mesmo quando não tenhamos a sensação de desidratação. Assim como outros hábitos de higiene, a lavagem nasal deve ser feita constantemente”, sugere.
A médica explica que os pacientes com sangramento no nariz devem utilizar uma seringa com soro fisiológico para umidificá-lo, aplicando dois jatos do líquido no local pelo menos seis vezes por dia.
Usar gel hidratante específico para o nariz também é uma opção para diminuir e até mesmo prevenir sangramentos, pois esse tipo de produto faz com que a umidade se prolongue na mucosa nasal por mais tempo.
“O nariz funciona como um filtro que acumula bactérias, impurezas e vírus. Se essas impurezas não há umidade, ocorre uma fragilidade capilar na mucosa, que leva à predisposição para sangramentos”, explica o otorrinolaringologista Stênio Ponte, do Otorrino DF.
De acordo com os especialistas, quando o nariz é cuidado de maneira adequada, há redução dos quadros de sinusite, rinite e outras infecções das vias aéreas.
Além da limpeza nasal, as recomendações para esse período são a utilização de umidificadores, hidratar-se com bastante água e evitar ambientes com ar-condicionado, pois ressecam as mucosas.
Outras causas
Entretanto, se o sangramento nasal persistir após essas medidas, deve ser investigado. Stênio Ponte atribui uma das possíveis causas à hipertensão, mas diz que isso não é necessariamente preocupante, porque é uma forma natural de o organismo aliviar a pressão.
Além disso, outros problemas crônicos podem levar aos sangramentos. A otorrinolaringologista destaca a presença de desvios de septo, alterações vasculares e problemas no sistema linfático devem ser considerados para o diagnóstico quando o paciente apresenta sangramentos.
Distúrbios de coagulação e tumores nasais, são mais raros, mas também podem estar relacionados ao sintoma.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.