Nariz escorrendo? Saiba as causas e como diminuir o incômodo
O nariz escorrendo é um sintoma comum de resfriados, alergias e sinusites; especialista explica como tratar e prevenir sintoma, que incomoda
atualizado
Compartilhar notícia
O nariz escorrendo é uma reação do organismo a uma inflamação ou irritação nas vias respiratórias. Ela pode ser causada por alérgenos, vírus e bactérias. Logo, o nariz escorrendo está presente tanto em infecções, como em gripes e resfriados, quanto em quadros alérgicos, como a rinite.
“No caso da gripe e do resfriado, a coriza vem acompanhada de outros sintomas, como febre, dores de garganta, dores de cabeça, tosse e dores no corpo e nas articulações. Nas rinites alérgicas, além da coriza, é comum haver coceira nos olhos e no nariz, espirros frequentes e lacrimejamento ocular”, explica a pediatra Andrea Dambroski.
A lavagem nasal é a melhor forma de aliviar o nariz escorrendo. Entre os benefícios, a médica destaca a limpeza do muco, a remoção de partículas e microorganismos, além da redução da inflamação das vias aéreas. “Ela também melhora o funcionamento dos cílios na mucosa nasal, aliviando a coriza, e congestão nasal e a coceira”, indica a médica.
Erros ao tratar o resfriado em casa
Leia matéria completa do site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.