Não pode tirar! Dicas para facilitar o uso da máscara durante o calor
Apesar do desconforto provocado pelas altas temperaturas, o item de proteção não deve ser abandonado
atualizado
Compartilhar notícia
O calor e a seca não estão dando trégua. A previsão para os próximos dias é que a temperatura chegue aos 38°C no Distrito Federal, com umidade relativa do ar em torno dos 10%. O uso da máscara de proteção fica mais incômodo, no entanto, abandoná-lo não é a opção.
“Pode ser desconfortável, mas não é insuportável. Não tem jeito, tem que usar”, reforça a médica infectologista Ana Helena Germoglio, do Hospital de Águas Claras. A infectologista lembra que a Covid-19 é uma doença infecciosa transmitida, principalmente, por meio de gotículas. “A máscara é uma barreira, não deve ser dispensada”, completa.
Veja algumas dicas para facilitar o uso da máscara durante estes dias de onda de calor:
Dê preferência a tecidos de algodão
A infectologista sugere o uso de máscaras confeccionadas em algodão. Elas são leves, agradáveis ao toque e funcionam bem como barreira física para as gotículas contaminadas.
Faça mais trocas de máscaras ao longo do dia
A recomendação usual é que as máscaras sejam trocadas a cada duas horas ou quando estiverem úmidas, sujas ou danificadas. Com as temperaturas mais altas, elas ficarão úmidas mais rápido, então é importante aumentar o número de trocas.
Lave o nariz
Para amenizar a seca, uma boa saída é lavar o nariz pelo menos duas vezes ao dia com soro fisiológico. A umidificação das vias áreas proporciona uma sensação mais agradável, reduz o risco de sangramento e de contaminação pelo novo coronavírus.
Evite atividades físicas ao ar livre
A prática de atividades físicas ao ar livre – com ou sem máscara – deve ser evitada nos dias de muito calor, principalmente, nos horários de maior incidência solar, entre às 10h e às 17h.
Retire a máscara caso se sinta mal
A máscara não deve ser retirada em público, principalmente, em situações que não seja possível manter o distanciamento social. No entanto, quando a temperatura está muito elevada, as pessoas podem sentir tonturas. Em situações assim, é necessário retirar a máscara imediatamente.
Alerta de “grande perigo”
Nessa terça-feira (6/10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de onda de calor e “grande perigo” para moradores da região Centro-Oeste até o fim da próxima sexta-feira (9/10). Há risco de morte por hipertermia – quando a temperatura pode comprometer processos metabólicos essenciais ao corpo.