“Não me deixa morrer”: pedido de mulher de 30 anos com Covid-19 viraliza
Publicação feita pelo médico Iago Polo no Twitter chama atenção para a seriedade da doença, que pode afetar pacientes de qualquer idade
atualizado
Compartilhar notícia
Muito associada a pacientes idosos, especialmente no início da pandemia, a gravidade da infecção causada pelo coronavírus também pode ser severa para pessoas jovens. Uma publicação feita no último sábado (5/12) no Twitter ilustrou bem essa realidade.
No post, o médico Iago Polo, que atende na região metropolitana de São Paulo, contou como uma paciente, de 30 anos, reagiu antes de ser entubada: “não me deixa morrer”, teria dito a mulher.
Hoje intubei uma paciente de 30 anos de idade. “não me deixa morrer”. Acho que depois de ouvir isso, a gente leva essas palavras pra sempre com a gente.
— R-menos do Don L (@poloiago) December 5, 2020
Até o dia de hoje (09/12), o tuíte já contabilizava mais de 78 mil curtidas e 4 mil retuítes (quando um usuário republica o post em seu próprio perfil). Em entrevista à BBC Brasil, Iago afirmou ter ficado impactado pela declaração da paciente. “Vou levar essas palavras comigo para sempre”, disse.
Para ele, o episódio foi um dos mais tristes que viveu desde o início da pandemia de Covid-19. Até esta quarta-feira (9/12), o Brasil registrava 178,1 mil mortes por Covid-19 e 6,6 milhões de casos confirmados.
Em setembro, uma compilação feita pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, mostrou que a proporção de jovens entre os infectados pelo coronavírus vinha crescendo, especialmente nos últimos meses, em duas faixas etárias: brasileiros de 6 a 19 anos e de 20 a 29.
Em maio, dos mais de 79 mil novos infectados, 4,3% tinham entre 6 e 19 anos e 16,3%, entre 20 a 29. Um mês depois, as taxas subiram para 6,2% e 17,7%, respectivamente. No cenário de setembro, os números chegaram a 7,3% e 18,7%.