Não consegue acordar cedo? Especialistas ensinam a “treinar” o corpo
Com apenas algumas mudanças simples na rotina é possível se tornar uma pessoa diurna e sofrer menos nas primeiras horas da manhã
atualizado
Compartilhar notícia
Para algumas pessoas, é praticamente impossível acordar de manhã. Chamados notívagos, eles se sentem alertas e produtivos de noite e só conseguem pegar no sono durante a madrugada. Apesar de comum, essa rotina pode atrapalhar quem precisa trabalhar cedo.
Algumas pesquisas dão conta, inclusive, de que essas pessoas podem sofrer de morte prematura pela má qualidade do sono. Na hora em que finalmente entram na fase reparadora da noite, o despertador toca.
Mas, de acordo com cientistas da Austrália e Reino Unido, é possível treinar o relógio biológico para dormir mais cedo e acordar com mais facilidade. Algumas técnicas simples foram utilizadas com um grupo de 21 notívagos, como reduzir a cafeína e abrir as janelas para deixar a luz entrar pela manhã, e o resultado foi positivo. Três semanas depois, os participantes conseguiram deitar duas horas mais cedo e acordar no horário, sem sofrimento.
Os ex-notívagos relataram menores níveis de sonolência ao longo do dia, bem como de estresse e depressão. O tempo de reação a estímulos também foi agilizado. Para Debra Skene, professora da Universidade de Surrey, na Inglaterra, e uma das responsáveis pelo estudo, o estabelecimento de rotinas simples pode ser suficiente para a saúde física e mental. “Níveis insuficientes de sono e desalinhamento circadiano podem interferir em muitos processos corporais, aumentando o risco de doença cardiovascular, câncer e diabetes”, completa.
Confira a lista de instruções seguidas pelos participantes do estudo:
-
- – Acorde duas a três horas mais cedo que o normal e pegue sol ao ar livre ao levantar;
- – Tome o seu café da manhã o mais cedo possível;
- – Pratique exercícios físicos pela manhã;
- – Almoce todos os dias na mesma hora e evite comer depois das 19h;
- – Não tome café ou bebidas com cafeína depois das 15h;
- – Se deite para dormir de duas a três horas mais cedo que o normal e diminua a iluminação da sua casa;
- – Tente dormir e acordar todos os dias na mesma hora.
(Com informações da BBC Brasil)