Mulher torce a mão e descobre que hematoma era, na verdade, tumor raro
O hematoma verde apareceu depois de uma aula de yoga, e ficou na mão da mulher durante dois anos até ela buscar ajuda médica
atualizado
Compartilhar notícia
Médicos americanos publicaram, na última quarta (8/2), o relato de um caso raríssimo na revista científica Jama Dermatology. A paciente, uma mulher não identificada, torceu a mão esquerda enquanto praticava yoga e percebeu a formação de um hematoma verde na região. Porém, a mancha não desapareceu nos dois anos seguintes, até que ela decidiu procurar ajuda médica.
No hospital, a paciente passou por uma série de exames que comprovaram o inchaço da região e ainda encontraram uma pequena massa. Por meio de uma biópsia, os médicos descobriram que o aglomerado de células era um lipofibroma, uma espécie de tumor benigno raro.
De acordo com os profissionais, o tumor se formou devido a uma resposta exagerada do sistema imunológico à torção que a mulher sofreu na yoga.
Lipofibroma ou hamartoma lipofibromatoso
O lipofibroma dos nervos é um tumor raro, porém benigno, que afeta principalmente os nervos das mãos, punho e antebraço, de acordo com a Revista Brasileira de Ortopedia.
O tumor apresenta crescimento lento, e a maneira como ele se forma e evolui ainda não foi esclarecida — “o papel que o trauma desempenha em seu desenvolvimento precisa de mais investigação”, escrevem os médicos no estudo de caso.
Apesar da doença não ser mortal, o tumor pode se formar novamente no mesmo local, mesmo no caso de intervenção cirúrgica para sua retirada.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.