metropoles.com

Mulher que perdeu lábio após preenchimento com PMMA faz nova cirurgia

Mariana perdeu o lábio em 2020 após uma harmonização feita com PMMA sem ela saber. Cirurgia tenta reconstrução com enxerto da língua

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram/mari_michelini
Mulher que perdeu lábio após hamonização com PMMA faz nova cirurgia usando enxerto de língua
1 de 1 Mulher que perdeu lábio após hamonização com PMMA faz nova cirurgia usando enxerto de língua - Foto: Reprodução/Instagram/mari_michelini

Na tentativa de refazer a face, a modelo e influenciadora Mariana Michelini, de 35 anos, que perdeu parte da boca e do queixo após fazer um preenchimento labial com PMMA em dezembro de 2020, passou por uma nova cirurgia para a reconstrução da lateral direita do seu lábio superior.

O procedimento, que aconteceu no dia 13 de junho, envolve a remoção de um pequeno pedaço da língua, que fica suturado ao lábio. A língua permanecerá dessa forma por aproximadamente 20 dias, até que o fluxo sanguíneo na área seja restabelecido. Durante esse tempo, a jovem não poderá falar e se alimentará apenas com líquidos e alimentos pastosos.

Depois disso, Mariana passará por uma cirurgia para soltar a língua, deixando o retalho no lugar para formar o novo lábio. No mesmo momento, o primeiro procedimento será repetido, mas desta vez no lado esquerdo.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, a influencer afirma não sentir dor. “Está sendo muito tranquilo. É só um incômodo por ter a língua presa e precisar ficar de boca aberta. Por exemplo, eu babo se abaixo a cabeça”, conta.

Esta é a segunda cirurgia reconstrutiva pela qual Mariana está passando. A primeira ocorreu em dezembro do ano passado, quando foi necessário remover um triângulo do lábio inferior e suturá-lo na pele do buço para reconstruir a parte central do lábio superior.

“Nesse processo, tive que ficar 20 dias com a boca costurada, apenas com um espaço no canto direito para me alimentar com dieta líquida, com um canudo, e tomar os remédios”, explica.

Perda do lábio após preenchimento de PMMA

Em 2020, Mariana trabalhava como modelo e influenciadora. Na época, ela fez um preenchimento labial como permuta para um trabalho de divulgação.

Em entrevista anterior ao Metrópoles, ela contou ter sido informada de que o procedimento seria feito com injeções de ácido hialurônico nos lábios, queixo e maçãs do rosto. Porém, seis meses depois da aplicação, ela começou a sofrer uma reação alérgica grave.

Após alguns meses investigando a causa da alergia, Mariana descobriu que o procedimento tinha sido feito com injeções de polimetilmetacrilato (PMMA).

“A harmonização ficou linda, recebi mais trabalhos ainda, mas tive uma grave reação após seis meses. Acordei toda inchada e com dor. Voltei na mesma profissional e senti que ela estava muito nervosa”, lembrou a influencer.

O PMMA é um material plástico normalmente usado para corrigir pequenas imperfeições faciais ou a perda de gordura em pessoas com HIV, conhecida como lipodistrofia. Diferente do ácido hialurônico, o PMMA não é absorvido pelo corpo, o que significa que é um preenchedor permanente.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não recomenda o uso do produto para fins estéticos justamente por ser permanente e quase sem possibilidade de remoção.

Mariana já passou por tratamentos com antibióticos e corticoides, procedimentos para remover partes do PMMA (uma cirurgia que envolveu a remoção de seu lábio superior e buço), além de operações para reconstruir essas áreas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?