Mulher pegou coronavírus ao usar banheiro de avião, indica pesquisa
O caso de uma sul coreana infectada durante uma viagem entre a Itália e a Coreia do Sul foi relatado no Emerging Infectious Diseases, do CDC
atualizado
Compartilhar notícia
Uma sul coreana de 28 anos, que fez um voo entre Milão e Seul em 31 de março, possivelmente, adquiriu o Sars-CoV-2 ao usar o banheiro do avião.
Analisado por pesquisadores da Universidade Soonchunhyang, de Seul, o caso foi relatado no no jornal Emerging Infectious Diseases, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos.
A hipótese de que o vírus tenha sido adquirido no voo é apoiada no fato de que a viagem era uma transferência de cidadãos sul-coreanas que estavam residindo na Itália, durante o pico do coronavírus no país europeu.
Patrocinada pelo governo da Coreia do Sul, o voo seguiu estritas normas de segurança: só foi permitido o embarque de pessoas sem sintomas da Covid-19 e todos os passageiros usaram máscaras N-95, consideradas as mais eficientes contra o vírus.
A mulher manteve quarentena na Itália por três semanas antes de pegar o avião e, ao chegar à Coreia do Sul, ficou isolada em um local monitorado pelo governo do pais.
Mas, no avião, soube-se depois, haviam embarcado seis assintomáticos, que testaram positivo apenas no destino e foram imediatamente transferidos para um hospital.
Durante os dias em que estava de quarentena na Coreia do Sul, isolada dos outros passageiros, a mulher sentiu os primeiros sintomas e teve o diagnóstico confirmado em 14 de abril.
Como, durante o voo, ela só tirou a máscara para ir ao banheiro, os pesquisadores consideraram que a transmissão na cabine é “a explicação mais plausível” para o caso.
Eles acreditam que o Sars-CoV-2 tenha sido adquirido quando ela tocou em superfícies contaminadas, pois o sistema de ventilação da aeronave é bastante eficiente. (Com informações do Daily Mail)