Mulher faz massagem facial que viralizou no TikTok e descobre câncer
Jovem de 26 anos percebeu um calombo no rosto durante a massagem e, depois de exame, foi diagnosticada com estágio 4 de câncer melanoma
atualizado
Compartilhar notícia
Inspirada por uma trend no TikTok, a americana Helen Bender, 26, decidiu comprar um gua sha — o massageador facial chinês é usado para reduzir a inflamação e estimular a circulação do rosto. Porém, enquanto usava o objeto, a jovem percebeu um calombo no maxilar.
Helen lembra que não levou o nódulo a sério, já que estava há cinco anos em remissão de um câncer de pele e ficava doente com frequência. “Eu estava sempre gripada, achei que era só um linfonodo inchado. Não dei atenção porque não doia, mas começou a aumentar, então procurei um dermatologista”, conta, em entrevista ao South West News Service.
O médico sugeriu que ela fosse ao oncologista. Helen marcou uma série de exames, que seriam feitos quando ela voltasse de férias. Porém, durante a viagem, ela encontrou mais um nódulo, dessa vez na clavícula, e começou a ficar preocupada.
No dia que Helen voltou das férias, ela fez uma ressonância magnética para verificar exatamente o que estava acontecendo. “Uma hora depois do exame, os médicos me ligaram pedindo para voltar imediatamente para o hospital, que era urgente”, conta a jovem.
O exame mostrou que ela tinha cerca de 20 tumores pelo corpo, incluindo no pâncreas e pulmões, além de um aglomerado no intestino. Ela foi diagnosticada com estágio 4 metastático de câncer de pele do tipo melanoma.
O médico responsável pelo caso afirmou que o caso era grave, e que a maioria dos pacientes só sobrevive seis semanas depois do diagnóstico. Helen começou um tratamento com imunoterapia no mesmo dia que recebeu a notícia, e está respondendo bem à terapia desde junho de 2022. A previsão é que ela continue por mais um ano e meio.
Helen explica que tem uma boa qualidade de vida, mas sofre com inchaços no corpo — alguns duas vezes maiores do que o seu punho. Ainda assim, ela está otimista e pede que as pessoas não deixem de ir ao médico ao perceberem qualquer sinal estranho no corpo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.