Mulher desenvolve câncer por causa de cicatriz de catapora
A inglesa de 32 anos possuía uma mancha branca embaixo do olho direito desde os cinco anos de idade quando venceu a doença infecciosa
atualizado
Compartilhar notícia
A inglesa Louise Thorell, 32 anos, afirma que desenvolveu um câncer de pele a partir de uma cicatriz de catapora. Ela teve a doença aos cinco anos de idade e, de lembrança, imaginou que tinha ficado apenas com uma manchinha branca logo embaixo do olho direito.
Em 2018, entretanto, depois de machucar acidentalmente o local da cicatriz, a mulher desconfiou que havia algo errado. Ela esperava pela regeneração normal da pele, mas, com o tempo, não houve recuperação e a ferida infeccionou.
Quando procurou ajuda médica, exames mostraram que a manchinha era um carcinoma basocelular (BCC, na sigla em inglês), tipo de câncer que representa cerca de 80% dos casos diagnosticados de tumores de pele.
O mais comum é que cânceres deste tipo surjam devido à exposição excessiva aos raios ultravioletas, mas também podem aparecer a partir de cicatrizes na pele, como a que foi deixada no rosto de Louise pela catapora. Em casos assim, acredita-se que substâncias produzidas pelo sistema imunológico para a regeneração de tecidos estejam envolvidas na formação dos tumores.
“O médico me disse que começou como uma cicatriz de catapora e é possível que eu tenha CBC há anos”, disse Thorell, em entrevista à imprensa internacional. A inglesa já retirou o carcinoma e considera que o susto foi superado. (Com informações do Daily Mail)