Caso raro: mulher descobre estar grávida aos 8 meses de gestação
Tawana Musvaburi, de 22 anos, acordou com falta de ar e descobriu a gestação ao fazer um teste de gravidez antes de uma ressonância
atualizado
Compartilhar notícia
No início de 2023, a inglesa Tawana Musvaburi, então com 20 anos, acordou com dificuldade para respirar e acabou desmaiando. A família a levou para o hospital, onde a jovem descobriu que a causa para os sintomas era menos grave do que Tawana imaginava: ela descobriu que estava grávida de 8 meses.
A gestação foi descoberta quando ela fez um teste de gravidez antes de fazer uma ressonância magnética para investigar as causas do desmaio. Uma enfermeira insistiu no exame e um ultrassom confirmou a gestação.
Tawana teve uma gravidez enigmática, que acontece quando a mulher não tem sintomas e muitas vezes é descoberta apenas no momento do parto. No caso da inglesa, era ainda mais difícil perceber a gestação pois ela tinha um implante hormonal contraceptivo no braço que a impedia de menstruar e que deveria ser uma barreira para o desenvolvimento gestacional.
A jovem não achava que fosse possível engravidar, considerando que nas últimas semanas antes de descobrir a situação ela chegou a perder peso em vez de ganhar. A modelo chegou ao hospital sem qualquer protuberância na barriga.
“Foi estressante ter que resolver toda a gestação em tão pouco tempo e cheguei a pensar em fazer um aborto. Eu não tinha dinheiro ou tempo para me preparar para a chegada de uma criança e isso me deixou bastante deprimida. No entanto, aprendi a ser mãe e me sinto bem por poder viver essa nova vida”, conta, em entrevista ao podcast Reliable Sauce, da BBC.
A modelo deu à luz apenas três semanas e meia após a descoberta da gestação. “Sem saber, acabei não tomando nenhum dos cuidados necessários. Continuei saindo para beber, fiz as coisas malucas que um jovem faz e estou muito grata por isso não ter prejudicado a minha filha”, lembra.
River nasceu em fevereiro de 2023. O pai da criança, Emmanuel, não acreditou quando Tawana contou que estava prestes a dar à luz, mas afirma que a chegada da filha deles foi uma grata surpresa.
O que é a gravidez enigmática?
A gravidez enigmática ocorre em menos de um a cada 2,5 mil nascimentos e é identificada quando a gestação é descoberta depois dos sete meses. Embora seja mais comum em mulheres obesas, que não percebem as alterações metabólicas ou a mudança de peso, o quadro pode ocorrer com qualquer pessoa.
A depender da posição que o útero ocupa anatomicamente, o feto pode se desenvolver sem a barriga aparecer por um longo período. Além disso, sem o mal-estar característico do início da gestação, os demais sintomas, como o crescimento do seio e alterações de peso, podem passar despercebidos.
“A gravidez enigmática é rara porque a gestação geralmente afeta completamente o corpo da pessoa”, explicou o obstetra Angelo Pereira, coordenador de Obstetrícia da Maternidade do Hospital Santa Lúcia, de Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Ele conta que a gestante pode não perceber a presença do feto por vários fatores, como ciclos menstruais não regulares e alterações hormonais devido ao uso de medicamentos ou de condições de saúde preexistentes.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!