Mulher com cólicas descobre gestação de 23 semanas no abdômen
Francesa de 37 anos foi internada após sentir dores por 10 dias. O útero dela estava vazio e a gestação ocorria no abdômen
atualizado
Compartilhar notícia
Uma francesa de 37 anos teve uma surpresa ao ir ao hospital buscar atendimento médico para as cólicas intensas que vinha sentindo há 10 dias. Na emergência, ela descobriu que tinha uma rara gestação ectópica (fora do útero) e que o bebê estava em formação há 23 semanas. O feto estava se desenvolvendo em um saco gestacional entre o estômago e o intestino dela.
O caso foi revelado em um artigo publicado no New England Journal of Medicine no sábado (9/12), que trouxe também imagens dos exames realizados na paciente. Segundo o relato dos médicos que a atenderam, a mulher vinha reclamando de progressivas dores abdominais e inchaço na barriga.
A gestação ectópica
A gravidez ectópica não é rara, mas ela representa riscos para a saúde da mãe e do bebê. A situação mais inusitada nesse caso é que tenha demorado tanto tempo para que a gravidez fosse descoberta. Os médicos seguraram a gestação até 29 semanas, quando fizeram um parto cesáreo. Três meses depois, o bebê teve alta.
Nas gestações ectópicas, o feto cresce nas trompas de falópio –que transportam os óvulos dos ovários para o útero– ou nos ovários. Com o tempo, eles rompem os ovários e se alojam na cavidade abdominal.
A mãe foi submetida a uma cirurgia separada 12 dias após o nascimento para permitir que os médicos removessem o restante da placenta. A mãe já tinha dois filhos e já havia sofrido um aborto espontâneo.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!