Mulher com doença rara que causa lesões na pele: “Me sinto nojenta”
Kira Archuleta sofre com hidradenite supurativa, doença rara de pele que provoca lesões dolorosas na pele em áreas de maior atrito
atualizado
Compartilhar notícia
Devido a uma condição rara, Kira Archuleta, de 24 anos, é alvo constante de bullying e já foi até apelidada de Freddy Kruger. A americana sofre com hidradenite supurativa, uma doença de pele crônica e inflamatória que se assemelha a acnes e desencadeia lesões dolorosas em todo o corpo.
Kira começou a sofrer com as feridas aos 14 anos, quando pequenos furúnculos surgiram em sua axila. Rapidamente, as lesões começaram a se espalhar para suas coxas, virilha e rosto. No entanto, os médicos apenas a orientavam a “se limpar melhor”. O diagnóstico da doença veio três anos depois, aos 17 anos, após ela passar dez meses de cama por conta do agravamento das feridas.
Quando estouram, os furúnculos se tornam extremamente dolorosos e podem levar semanas para cicatrizar. Por isso, a jovem foi comparada ao personagem fictício Freddy Kruger, da franquia A Hora do Pesadelo, que teve o corpo queimado pelos próprios pais e ficou com cicatrizes por todo o corpo.
No TikTok, Kira compartilha vídeos que mostram as lesões nas áreas de maior atrito. “Eu me sinto nojenta há anos. Eu só quero ser normal”, afirma em um dos vídeos.
@h.s_awareness.with.kira This took so much strength and courage to post!! Stay Strong my Warriors 💜💪 #hidradenitissuppurativa #hswarrior ♬ Rise Up – Andra Day
Entenda a hidradenite supurativa
A hidradenite supurativa não possui cura e não é contagiosa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o tratamento da doença pode variar de acordo com a sua gravidade — geralmente, inclui a higiene das feridas e também o uso de antibióticos em creme ou orais.
Algumas mudanças de hábito também são indicadas, uma vez que vários estudos sugerem que a hidradenite supurativa está associada ao tabagismo, obesidade e dietas ricas em carboidratos, gordura animal e açúcares.
Por isso, Kira adotou uma nova rotina de cuidados com a pele: ela toma banhos mornos, limpa as feridas e faz o uso das medicações pescritas por seu médico. Além disso, ela cortou o consumo de carne vermelha, suína e laticínios de sua dieta, pois são alimentos que podem levar ao agravamento da hidradenite.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.